A Confederação Brasileira de Futebol realizará nesta sexta-feira (23) o sorteio da terceira fase da Copa do Brasil. o evento acontecerá às 14h, na sede da entidade, no Rio de Janeiro. Ceará e Fortaleza podem se enfrentar, já que estão em potes diferentes, o que seria um Clássico-Rei inédito na competição nacional.
Pote 1: Athletico Paranaense, Atlético-MG, América-MG, Bahia, Ceará, Chapecoense, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco.
Pote 2: 4 de Julho, ABC, Atlético-GO, Avaí, Boavista, Brasiliense, Cianorte, Coritiba, CRB, Criciúma, Fortaleza, Juazeirense, Bragantino, Remo, Vila Nova e Vitória.
O Ceará entrou diretamente na terceira fase da Copa do Brasil por conta do título da Copa do Nordeste 2020. Por outro lado, o Fortaleza entrou desde o início, onde eliminou o Caxias, vencendo por 1 a 0. Na segunda fase, o Leão bateu o Ypiranga/RS, também por 1 a 0, com gol de Yago Pikachu. Os outros cearenses, Ferroviário e Guarany de Sobral, já foram eliminados. O Bugre Sobralense caiu para o CSA na estreia, enquanto que o Tubarão foi eliminado pelo América/MG em um jogo com erro de arbitragem.
A terceira fase da Copa do Brasil será em ida e volta. O sorteio desta sexta também definirá os mandos dos confrontos. Não há o critério do gol qualificado marcado fora de casa. A terceira fase vale R$ 2,3 milhões aos classificados.
Além da Copa do Brasil, Ceará e Fortaleza também podem se enfrentar na final da Copa do Nordeste. Ainda há uma partida pela segunda fase do Cearense e o provável confronto na fase mata-mata do Estadual.