Coluna Camisa Clássica – por Júnior Ribeiro
Com Palmeiras e Grêmio dentro da zona de classificação para a Libertadores, e estando ambos na final da Copa do Brasil, o Campeonato Brasileiro terá um G8 para a competição continental. Mesmo com a derrota para o Athletico/PR no domingo (31), o Ceará segue na briga pela oitava posição. E para garantir esta vaga, os dois próximos jogos contra Corinthians e São Paulo, fora de casa, serão fundamentais. Mas além disso, a equipe precisa mostrar mais qualidade do que apresentou no jogo passado.
O banho de água fria no Castelão não apenas brecou as expectativas do alvinegro como também o colocou em pé de igualdade com vários outros concorrentes. Além do Ceará, o próprio Furacão, Corinthians, Santos e Atlético-GO possuem os mesmos 45 pontos. O Bragantino vem logo atrás com 44. Vale lembrar que o Timão e o Peixe da Vila possuem um jogo a menos.
O retrospecto do Ceará fora de casa é um dos melhores do Campeonato Brasileiro, é o quarto melhor neste quesito, com 22 pontos conquistados como visitante. Nas últimas seis rodadas fora de casa, o clube acumula cinco vitórias e um empate (vale lembrar que o time estava como visitante no último Clássico-Rei vencido por 2 a 0). Já dentro de casa, a situação é bem diferente, o vovô não consegue repetir o mesmo desempenho e este é certamente um dos fatores para o clube ainda não ter se firmado no G8. Obter os próximos seis pontos serão fundamentais para manter vivo o sonho de disputar a Libertadores, caso contrário, a Sul-Americana segue como uma ótima opção.
Nesta quarta-feira (3), o Ceará enfrenta o Corinthians, na Neo Quimica Arena. Uma semana depois, no dia 10, o time de Guto Ferreira encara o São Paulo no Morumbi. A equipe de Vagner Mancini vive uma fase irregular, com apenas uma vitória em quatro jogos. O revés no derby com o Palmeiras por 4 a 0 colocou em cheque o “Mancinismo”, aumentando a má fase com as derrotas para Red Bull Bragantino e Bahia. Os resultados ruins fizeram com que o Timão perdesse fôlego nas últimas rodadas.
O adversário seguinte será o São Paulo, segunda pior equipe da Série A em 2021, acima apenas do praticamente rebaixado Botafogo. A virada de ano do Tricolor do Morumbi foi péssima, e o mês de janeiro praticamente tirou o time da briga pelo título. Diniz demitido, Raí também fora, emboscada de torcedores, jogadores acuados pela violência, atuações pífias, troca de diretoria e outros fatores afetam o elenco. Em seis jogos, dois empates e quatro derrotas. É uma partida para o Ceará vencer e afundar o São Paulo na crise. Porém, é preciso ter cuidado com o “fato novo” no SPFC com a saída do antigo técnico.
É neste momento que o Ceará precisa mostrar resultados para alcançar este novo objetivo. Tal qual uma gameplay no vídeo-game, o bom desempenho do alvinegro “desbloqueou” uma nova fase, um bônus, justamente a disputa por Libertadores. Os jogos contra o Corinthians, concorrente direto, e São Paulo, em péssima fase, serão cruciais para chegar com fôlego nas rodadas finais, contra Fluminense, Coritiba e Botafogo, adversários acessíveis. Chegou a hora de ousar.
Comentários 2