O Fortaleza entra na 29ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro carregando duas sensações: pressão e expectativa. Vindo de seis jogos sem ganhar, o Tricolor de Aço se vê na obrigação de vencer o Grêmio, hoje à noite, 21h, na Arena Castelão, com o fito de se distanciar da zona de rebaixamento. Atualmente, a equipe leonina está na 15ª posição, com 31 pontos – a três pontos e duas posições acima do Z-4. Para isso, espera poder contar com o seu novo treinador, Enderson Moreira, contratado na última quinta-feira (07/01) após a demissão de Marcelo Chamusca, um dia antes.
Por sua vez, o Imortal busca defender uma invencibilidade no Brasileirão que já dura desde outubro passado. Além disso, caso derrote o Fortaleza nesta noite, o Grêmio pode dormir na vice-liderança do Brasileirão, visto que é o atual quinto colocado, com 48 pontos, e as outras equipes que almejam o título da competição só entram em campo amanhã.
Fortaleza
A derrota contra o Sport, por 1 a 0, em Recife, na quarta passada (06/01), não só aumentou o jejum de vitórias do Fortaleza na Série A, como, também, pôs fim à segunda passagem de Marcelo Chamusca pelo Leão do Pici. No dia seguinte, porém, a diretoria já anunciava Enderson Moreira como novo comandante leonino.
Ainda sem poder contar, por exemplo, com Max Walef – que se recupera de cirurgia – e com os dez atletas diagnosticados com a Covid-19 no início da semana, o recém-chegado treinador teve problemas para escalar os 11 titulares para o embate deste sábado. A tendência é que Romarinho, Osvaldo e Wellington Paulista sigam na linha de frente, com o time organizado em um 4-2-3-1.
Possível escalação:
Felipe Alves, Gabriel Dias, Paulão, Wanderson, Carlinhos; Ronald, Felipe, João Paulo; Osvaldo, Romarinho, Wellington Paulista.
TÉCNICO: Enderson Moreira.
Desfalques: Max Walef (em recuperação de cirurgia), João Pedro (sub-23); Quintero, Pablo, Tinga, Luiz Henrique, Mariano Vasquez, Juninho, Jackson, David e Bergson (se recuperam de Covid-19).
Pendurados: Carlinhos, Juninho, Ronald, Osvaldo, Romarinho, David e Bergson.
Grêmio
Apesar da boa fase, o Tricolor dos Pampas também não está livre de desfalques para este jogo. O goleiro Vanderlei, o zagueiro Kannnemann, o meia Jean Pyerre e o atacante Diego Souza foram poupados e permaneceram em Porto Alegre. Mesmo assim, a promessa de Renato Gaúcho é de colocar força máxima contra o Fortaleza, dentro do que tem disponível no elenco.
O lateral-direito Victor Ferraz e o zagueiro David Braz retornam ao time titular, após não atuarem contra o Bahia. Pinares e Churín terão chance entre os titulares.
Possível escalação
Paulo Victor; Victor Ferraz, Rodrigues, David Braz e Diogo Barbosa; Lucas Silva, Matheus Henrique, Alisson, Pinares e Pepê; Diego Churín.
TÉCNICO: Renato Portaluppi.
Desfalques: Geromel, Maicon e Leonardo (se recuperam de lesões); Vanderlei, Kannnemann, Jean Pyerre e Diego Souza (poupados); e Luiz Fernando (fase final de isolamento da Covid-19).
Pendurados: Robinho, Geromel, Lucas Silva, Darlan, Paulo Miranda, Matheus Henrique e Vanderlei.
Arbitragem
- Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO);
- Assistente 1: Leone Carvalho Rocha (GO);
- Assistente 2: Cristhian Passos Sorence (GO);
- Quarto árbitro: Antonio Magno Lima Cordeiro (CE);
- VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE).
Retrospecto
Fortaleza e Enderson Moreira têm boas lembranças de partidas contra o Grêmio na Arena Castelão pelo Campeonato Brasileiro. Em 2019, o Leão venceu o time gaúcho, de virada, por 2 a 1. Já o treinador, comandando o rival Ceará, no mesmo ano, bateu também por 2 a 1 a equipe gremista.
No primeiro turno, quando se enfrentaram na Arena do Grêmio, o Fortaleza, ainda sob o comando de Rogério Ceni, empatou por 1 a 1. Resultado contestado, pois o Grêmio teve um pênalti duvidoso marcado em seu favor quando o Fortaleza vencia o jogo por 1 a 0.