Na tarde deste sábado (10), o Fortaleza confirmou a melhor campanha da fase de grupos da Copa do Nordeste ao vencer o Confiança, em Aracajú, por 1 a 0. O gol único da partida foi anotado por Osvaldo, que não balançava as redes desde setembro. Com este resultado, o Tricolor de Aço enfrentará o CSA nas quartas de final da Lampions e tem a vantagem do mando de campo até a final.
A equipe do técnico Enderson Moreira encerra a fase de grupos com 17 pontos em oito jogos, na liderança do Grupo B. Foram cinco vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Já o Confiança, fica na sexta colocação do Grupo A com oito pontos. A CBF ainda definirá datas e horários dos jogos válidos pelas quartas de final. O Leão também aguarda a definição do Campeonato Cearense e da Copa do Brasil.
Nas quartas de final, além de Fortaleza e CSA, com mando do Tricolor de Aço, o Ceará encara o Sampaio Corrêa e o Bahia enfrenta o CRB. Na chave do Grupo B, o Vitória recebe o Altos.
O Jogo
A primeira boa chance da partida foi do time sergipano. Com apenas um minuto, Robinho arrematou forte e Felipe Alves desviou por cima da meta. O Leão do Pici respondeu aos nove minutos: Osvaldo cruzou da esquerda, o goleiro não achou nada, Yago Pikachu se jogou na bola e acabou chutando por cima, perdendo um gol inacreditável.
Pela esquerda, Osvaldo fez outro bom cruzamento, mas desta vez foi Lucas Crispim quem cabeceou errado, mandando pra fora. Do outro lado, Willians Santana chutou cruzado e Felipe Alves salvou com o pé.
Melhor na partida, o Fortaleza abriu o placar aos 37 minutos. O Confiança errou na saída de bola, Coutinho deixou para Osvaldo que arriscou de fora da área e o goleiro aceitou. Os jogadores e a comissão técnica do time sergipano reclamou bastante de um toque de mão do Pikachu que não foi marcado na origem do lance.
O primeiro tempo teve uma nova polêmica: Willians Santana invadiu a área e foi derrubado por João Paulo. O árbitro marcou pênalti e ainda expulsou o zagueiro do Fortaleza. Na cobrança, Bruninho isolou, mandando longe do gol.
Com um jogador a menos, Enderson Moreira sacou o atacante Gustavo Coutinho no intervalo e colocou Carlinhos em campo, puxando Bruno Melo para a zaga. O segundo tempo seguiu com um ritmo lento, jogo de baixa intensidade. Apenas aos 21 minutos, o Fortaleza assustou. Carlinhos cruzou na segunda trave, Yago Pikachu dominou e chutou forte, cruzado, a bola passou na frente do gol. O Confiança começou a exercer uma pressão. O zagueiro Isaque aproveitou uma bola na área e soltou a bomba, obrigando Felipe Alves a fazer boa defesa.
A resposta do Leão veio na bola parada. Após escanteio de Carlinhos, Marcelo Benevenuto subiu mais que todos e cabeceou firme, Rafael Santos salvou quase a queima roupa. Aos 40 minutos do segundo tempo, Ronald finalmente fez sua estreia na atual temporada. O volante, que agora tem contrato até 2024, entrou na vaga de Yago Pikachu.
Ficha Técnica
Local: Arena Batistão, em Aracajú.
Árbitro: Tiago Nascimento dos Santos (PE).
Assistentes: Francisco Chaves Bezerra Junior (PE) e Victor Matheus de Lavor Paes Barreto (PE).
Cartões Amarelos: Blanco, Coutinho, Enderson Moreira, Crispim (FOR) / Willians Santana, Neto Berola (CON)
Cartão Vermelho: João Paulo (FOR)
Gols: Osvaldo (FOR)
Confiança: R. Santos; Macelinho (Leandro), Isaque, Nery Bareiro, Everton (Iago); Adryan (Neto Berola), Renan Areias (Cristiano), Bruninho, Alvaro; Robinho, Lucas Barcelos (Willians Santana). Téc.: Daniel Paulista.
Fortaleza: Felipe Alves; D. Guedes, Benevenuto, João Paulo, Bruno Melo; Felipe, Blanco (Pablo), Crispim (Torres); Yago Pikachu (Ronald), Coutinho (Carlinhos), Osvaldo (Romarinho). Téc.: Enderson Moreira