“Pense numa cearense arretada”. Expressão que se aplica muito bem à Amandinha, que, nesta terça-feira (26), foi eleita pela sétima vez seguida a melhor jogadora de futsal do mundo, em votação promovida pelo site italiano Futsal Planet Além disso, com apenas 26 anos, ela já foi campeã da Taça Brasil, da Copa do Brasil, da Libertadores da América, da Copa das Campeãs e do Intercontinental, pelo Leoas da Serra/SC. Já pela Seleção Brasileira, conquistou as Copas do Mundo e América, consagrando-se como campeã de todos os títulos da modalidade.
Além da categoria de Amandinha, o Brasil teve outras seis conquistas: entre os homens, o pivô Ferrão, de 30 anos, atleta do Barcelona e da seleção brasileira, conquistou o bicampeonato; Cristiane de Souza foi escolhida a melhor técnica; Higuita (naturalizado cazaque) o melhor goleiro; Leozinho o melhor jogador jovem e o próprio Brasil como melhor equipe, completaram supremacia brasileira no futsal, com sete prêmios.
Melhores do mundo, Amandinha e Ferrão venceram com mais de 200 votos de vantagem para os segundos colocados, os espanhóis Patrícia “Peque” e Sérgio Lozano Martínez. Nascida no Conjunto Ceará, a atleta cearense ainda disputou o prêmio com mais três compatriotas: Tampa, Renatinha e Miúda. Natural de Chapecó, Ferrão concorreu com outros quatro brasileiros: Rodrigo, Pito, Gadeia e Deives. Jornalistas especializados, treinadores, ex-jogadores e diversas autoridades do futsal participaram da votação.
Confira em quais categorias o Brasil foi vencedor:
- Melhor jogadora: Amandinha (Leoas da Serra)
- Melhor jogador: Ferrão (Barcelona)
- Melhor técnica: Cristiane de Souza (Taboão da Serra)
- Melhor goleiro: Higuita (Kairat Almaty)
- Melhor jogador jovem: Leozinho (Sorocaba)
- Melhor seleção: Brasil