A Copa do Nordeste tem um capítulo histórico reservado para a tarde/noite deste sábado (24), na Arena Castelão. As semifinais da maior competição regional do país vão colocar em confronto a hegemonia do futebol cearense – no topo do Nordeste há duas temporadas – e a tradição do futebol baiano – dono de sete títulos da competição.
No jogo das 16h, o Ceará, atual campeão, recebe o Vitória, detentor do maior número de títulos da história da Lampions, quatro ao todo. O Vovô defende uma invencibilidade de 21 jogos em Copas do Nordeste. Já o Vitória não perde há 7 jogos dentro da competição regional.
A vaga na final será definida em jogo único. Quem vencer, avança. Em caso de empate, a disputa vai para os pânaltis.
+ Valendo milhões: Ceará e Fortaleza se enfrentam em confronto inédito pela Copa do Brasil
+ Ceará tem retrospecto positivo contra o Vitória em jogos eliminatórios da Copa do Nordeste
Ceará
Com o Alvinegro de Prangabuçu vindo de uma vitória empolgante contra o Jorge Wilstermann pela Copa Sul-Americana, o quinto triunfo seguido na temporada, a tendência é que o técnico Guto Ferreira mantenha a formação. O Ceará chega para o confronto num bom momento e com ótimos números. Nos últimos cinco jogos, a equipe alvinegra fez 15 gols e sofreu apenas um, de pênalti.
“O setor defensivo não é composto apenas pelos cinco atletas de defesa, como o goleiro, dois zagueiros e dois laterais. Todos, desde o Vizeu, Vina, Mendoza, que fazem o primeiro combate, ajudam a gente atrás. É mérito da equipe, de como a equipe joga. Quando o time todo ajuda, a defesa fica mais fácil. Os gols saindo também é mérito de todos, do coletivo”
Messias, zagueiro do Ceará
Provável escalação: Richard; Gabriel Dias, Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Pedro Naressi, Charles e Vina; Lima, Mendoza e Felipe Vizeu. Téc.: Guto Ferreira.
Vitória
Único time de Série B nesta fase da Copa do Nordeste, o Vitória chega para o jogo decisivo contra o Ceará com a moral de ser o time com maior número de títulos da competição, porém passou sufoco nas quartas para se classificar. O Leão da Barra eliminou o Altos em partida dramática, com um gol decisivo aos 45 minutos. Para o confronto deste sábado, o técnico Rodrigo Chagas não terá o volante Gabriel Bispo, que cumpre suspensão por acúmulo de cartões amarelos.
“Hoje é um grande dia em minha vida, dia em que assumo mais um desafio no Vitória, clube que me recebeu 6 anos atrás, e que me possibilitou um grande crescimento profissional e humano. Agradeço a Deus e ao Vitória por mais uma oportunidade e vou provar que fizemos juntos a escolha certa em renovar. Estaremos juntos para conseguir grandes feitos nesse clube gigante”.
Lucas Arcanjo, goleiro do Vitória, sobre a renovação de contrato com o clube nesta sexta-feira (23)
Provável escalação: Lucas Arcanjo; Raul Prata, Marcelo Alves, Wallace e Roberto; João Pedro, Cedric e Alisson Farias; Vico, David e Samuel. Téc.: Rodrigo Chagas.
Arbitragem
Árbitro: Zandick Gondim Alves Júnior (RN)
Assistentes: Vinícius Melo de Lima (RN) e Francisco de Assis da Hora (RN)
Quarto árbitro: Tarcisio Flores da Silva (RN)
VAR: Wagner Reway (PB)
Transmissão
Nordeste FC, PPV Copa do Nordeste, TikTok e TV Jangadeiro.