O Ceará reencontra o Vitória neste sábado (24) para disputar uma vaga na final da Copa do Nordeste. O jogo decisivo acontece na Arena Castelão, com bola rolando às 16h. O Rubro-Negro é o maior campeão da Lampions, com quatro taças, enquanto que o Alvinegro é o atual detentor do título regional. Na história do confronto por esta competição, o Vovô leva a melhor quando o assunto é mata-mata.
O retrospecto em fases eliminatórias é favorável ao Ceará. Em cinco encontros no mata-mata, o Vitória só conseguiu avançar em apenas um, no ano de 1997. De lá para cá, o clube cearense tem quatro eliminações em cima do adversário, incluindo a temporada passada, quando sagrou-se campeão. Na ocasião, em duelo disputado em Salvador, o alvinegro venceu por 1 a 0, gol de Vina, cobrando pênalti.
Na temporada 1997, as equipes empataram em 3 a 3 no jogo de ida e o Vitória levou a melhor no Barradão por 3 a 2. Com o resultado, o rubro-negro avançou à final e conquistou seu primeiro título do Nordestão em cima do Bahia. Porém, com a retomada do torneio de forma recorrente, o Ceará vem levando a melhor no mata-mata. Em 2013, o time que era comandado por Sério Soares perdeu na ida por 2 a 0, mas reverteu a desvantagem em Salvador para 4 a 1, em duelo pelas quartas de final.
Nas duas campanhas de título do Ceará na Copa do Nordeste, 2015 e 2020, o Alvinegro eliminou o Vitória na fase mata-mata.
Em 2014, também pelas quartas, empate em 1 a 1 no primeiro jogo e triunfo do alvinegro por 5 a 1 no Castelão, com três gols do atacante Bill e dois de Magno Alves. Já em 2015, ano em que o Vovô conquistou seu primeiro título no Nordestão, os dois times se enfrentaram na semifinal. O Ceará passou pelo critério do gol fora de casa. Empate em 0 a 0 na capital alencarina e 2 a 2 em Salvador.
Números: levando em conta apenas Copa do Nordeste, foram 16 jogos entre essas duas equipes, com nove empates, quatro triunfos do Ceará e três do Vitória. No cenário geral, somando todas as competições, há um equilíbrio. O Ceará levou a melhor 12 vezes e o Vitória conseguiu ganhar também em 12 oportunidades. Ocorreram no total 13 empates.
Nesta temporada de 2021, o Ceará bateu o Vitória por 3 a 1 na Arena Castelão, em duelo válido ainda pela fase de grupos. Victor Jacaré e Saulo Mineiro, duas vezes, e Vico anotaram os gols da partida. Em 2020, além do jogo pela Lampions, os times se encontraram na terceira fase da Copa do Brasil. O Ceará levou a melhor por 4 a 3. No intervalo da partida, inclusive, o presidente do Vitória, Paulo Carneiro, ameaçou Vina enquanto o jogador concedia entrevista coletiva.
Comentários 1