Mais que uma reedição da final da Copa do Nordeste, Ceará e Bahia alimentam há alguns anos uma das maiores rivalidades do futebol nordestino atualmente. E as duas equipes têm encontro marcado para esta quinta-feira (17), às 16h, na Arena Castelão. O clima é tenso, principalmente pelo desfecho do último confronto, com brigas após o fim do jogo.
Pelo lado do Ceará, a partida é encarada como aquela que pode ser um marco para o time de Guto Ferreira finalmente virar a chave. A má fase que o Vovô atravessa começou, curiosamente, após a perda do título da Copa do Nordeste para o próprio Bahia. Quando ao Tricolor de Aço, que vem de derrota para o Internacional, se reabilitar para entrar no G4 é o que mais interessa.
+ Oliveira fala sobre reencontro com o Bahia e projeta “mais um jogo bom e difícil”
+ Ao lado de Guto e Vina, Robinson de Castro rebate críticos: “muita conversa, informação desencontrada e fofoca”
Ceará
Há quatro jogos sem vencer, o Ceará vive o momento mais dramático da temporada. O início da semana foi turbulento, com protesto de torcedores no aeroporto e uma live feita pelo presidente do clube, Robinson de Castro, ao lado de Guto Ferreira e Vina, respondendo aos críticos.
Em relação ao time que vai a campo nesta quinta, Oliveira deve ir de titular no meio, ao lado de Fernando Sobral e Jorginho, com Vina mais uma vez no banco de reservas.
“Todos os jogos são importantes e possuem suas dificuldades, esse não vai ser diferente. O Bahia é uma equipe que tem muita qualidade e nós já o enfrentamos nesta temporada, então acredito que vai ser mais um jogo bom e difícil. Nós precisamos manter a concentração, minimizar os erros e anular os pontos fortes do adversário para sair com o resultado positivo”
Oliveira, volante do Ceará
Provável escalação: Richard (Vinícius); Gabriel Dias, Klaus, Messias e Bruno Pacheco; Oliveira, Fernando Sobral e Jorginho; Lima, Rick e Saulo Mineiro. Téc.: Guto Ferreira.
Bahia
Depois de uma vitória e um empate, o Bahia perdeu para o Internacional na rodada passada e agora quer a reabilitação no palco onde conquistou a Copa do Nordeste deste ano. Entre as novidades no time comandado por Dado Cavalcante, Nino Paraíba pode aparecer em campo. Para isso, o Bahia aguarda parecer sobre um pedido de efeito suspensivo. Nino foi suspenso após briga generalizada na final do Nordestão.
“A gente sabe que não fez um bom jogo contra o Inter, mas tem que entrar contra o Ceará para conquistar o triunfo e reconquistar a confiança. Não querendo dizer que a gente perdeu a confiança, mas a gente sabe que contra o Inter, a gente sabe que fez muitos jogos melhores, esquecer o jogo do Inter, a gente sabe que tem capacidade total para buscar um triunfo na quinta-feira”
Juninho, zagueiro do Bahia
Provável escalação: Matheus Teixeira; Nino Paraíba (Renan Guedes), Conti, Juninho e Matheus Bahia (Juninho Capixaba); Patrick de Lucca (Jonas), Daniel e Thaciano; Rodriguinho (Óscar Ruiz), Rossi (Maycon Douglas) e Gilberto (Thonny Anderson). Téc.: Dado Cavalcanti.
Arbitragem
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
VAR: Pathrice Wallace Corrêa Maia (RJ)
Transmissão
Premiere, TNT e Torcida K
Para assistir à transmissão da Torcida K: