O Ceará venceu o Grêmio por 2 a 1, na tarde desta quinta-feira (21), no estádio Carlos de Alencar Pinto, em jogo válido pela decisão do Campeonato Brasileiro de Aspirantes. Com o resultado, o Vovô joga por um simples empate na partida de volta, próxima quarta-feira (27), em local a ser definido, para sagrar-se bicampeão do Torneio. Léo Rafael e Hélio Borges marcaram para o Vovô, enquanto Pedro Lucas diminuiu para o Imortal.
Ceará domina primeiro tempo e larga na frente
O Ceará foi melhor no primeiro tempo. Com toques rápidos e Hélio Borges em tarde inspirada, o Vovô criou as melhores chances da primeira etapa, principalmente com o próprio Hélio Borges; com Klaus, em cabeçada, e com Pedro Naressi.
O primeiro gol do Ceará, porém, só surgiu aos 23 minutos. O goleiro André Luiz fez lançamento longo, Naressi ganhou, cruzou da direita e Léo Rafael completou para as redes.
Depois do gol, o jogo ficou mais disputado e o Ceará passou a chegar menos no ataque. O Grêmio também não tinha chegadas frequentes, mas quase empatou nos acréscimos. Wesley chegou pela direita e cruzou para Thiago Rosa, que perdeu um gol inacreditável. Com isso, o primeiro tempo terminou com vantagem alvinegra.
Vovô amplia na segunda etapa, mas Grêmio pressiona e diminui
O segundo tempo começou com o Ceará pressionando. Logo nos primeiros minutos, o Vovô teve ótima chance de ampliar. William Oliveira errou o passe mas a zaga gremista falhou. A bola sobrou com Hélio Borges que cruzou para Cristiano, mas Thiago Rosa salvou o time gaúcho antes da finalização do atacante cearense.
Aos 11 minutos, porém, o Vovô ampliou o placar. Léo Rafael fez grande jogada pela esquerda e lançou a Hélio Borges. O atacante alvinegro cortou para a direita e bateu de chapa no ângulo, marcando um belo gol e fazendo 2 a 0.
A partir daí, o Grêmio foi para o tudo ou nada na tentativa de buscar pelo menos um gol a fim de diminuir o prejuízo para o jogo de volta.
O Tricolor Gaúcho passou a encurralar o Ceará, que não conseguia encaixar contra-ataques e sofreu com a pressão adversária.
O domínio do Grêmio só foi recompensado aos 48 minutos do segundo tempo. Após bate-rebate na bola aérea, a bola sobrou para Pedro Lucas, que encheu o pé e diminuiu para o time gaúcho, dando números finais ao placar.
Tem que jogar na raça. Para ganhar.