O Ceará atingiu a simbólica marca dos 45 pontos ao vencer o Palmeiras na Arena Castelão por 2 a 1, na tarde deste domingo (24). O triunfo garantiu a equipe pela quarta temporada seguida na primeira divisão e também aumentou as chances de garantir vaga na Sul-Americana. O Vozão também está de olho em uma possível briga pela fase preliminar da Libertadores na reta final da Série A, dependendo do aumento de vagas.
Os comandados de Guto Ferreira possuem agora 91% de chances de irem à Sul-Americana na próxima temporada de acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em caso de confirmação, o alvinegro garante no mínimo seis jogos internacionais já que a competição terá um novo formado e contará com uma fase de grupos. Cada chave terá quatro equipes, com jogos de ida e volta entre abril e maio.
Guto analisou a situação após derrotar o Palmeiras: “É uma vitória que nos garante na Série A de 2021 e agora é o olhar para frente. Um peso inicial sai das costas. Agora é trabalhar para buscar coisas maiores. Vamos lutar até o último jogo por coisas maiores, agora o próximo é a Sul-Americana.”
“Agora posso ser ousado, arriscar mais, ir atrás do lucro. Para se chegar lá em cima é preciso ser ousado. O mais importante é classificar para uma competição internacional”, completou.
O acréscimo de vagas para a Libertadores depende do posicionamento final dos campeões da principal competição continental e da Copa do Brasil na tabela do BR20. Na final da copa nacional, o Palmeiras encara o Grêmio. Na Libertadores, o mesmo Palmeiras enfrenta o Santos. A Série A só terá G-8 se os campeões terminarem dentro da zona de G-6, aumentando mais duas vagas. É neste ponto que o Ceará fica de olho, já que atualmente é o 8º colocado, porém pode ser ultrapassado pelo Corinthians. No atual formato de G-6, o Vozão tem 5.4% de chances de ingressar na maior competição da América do Sul.