O Ceará enfrentou o Bahia nesta quinta-feira (17) em duelo válido pela quarta rodada do Brasileirão. A partida foi disputada na Arena Castelão e encerrou com o placar de 2 a 1 para os visitantes. O clássico nordestino foi bastante movimentado, principalmente no primeiro tempo, quando saíram os gols. O tento do alvinegro foi anotado por Saulo Mineiro, já os dois do tricolor foram marcados pelo atacante Gilberto.
Com a derrota, o Vovô estaciona nos quatro pontos na tabela de classificação da Série A, enquanto que o Esquadrão acumula sete. As equipes voltam a campo já no próximo final de semana. O alvinegro joga no domingo (20), às 16h diante do Internacional, no estádio Beira-Rio. No mesmo dia e horário, o clube baiano encara o Corinthians na Arena Pituaçu, em Salvador.
O jogo
Precisando reencontrar o caminho com o bom futebol, ambos os times iniciaram a primeira etapa indo ao campo de ataque. Logo no primeiro minuto de jogo, Saulo Mineiro recebeu bola em profundidade, mas ao dominar foi tocado e caiu. Os jogadores do alvinegro pediram pênalti, mas o VAR analisou e o lance foi entendido como normal. Aos 3 veio o troco dos baianos, Luiz Otávio desviou de cabeça uma cobrança de escanteio, obrigando Vinícius Machado a fazer ótima defesa.
Passados os cinco minutos, o tricolor deu uma esfriada no ímpeto. Melhor para o Vovô que continuou insistindo. Aos 10, Mendoza, voltando ao time após suspensão, criou boa jogada. O colombiano se livrou de dois marcadores e chutou forte no ângulo, Matheus Teixeira evitou o gol. No minuto 15 o alvinegro foi recompensado através de um contra-ataque rápido. Jorginho encontrou Saulo Mineiro, que esticou jogada partindo do meio de campo, o atacante ganhou na velocidade da zaga baiana e tocou para o fundo do gol.
Atrás do placar, o Bahia aos poucos foi se reencontrando na partida. Aos 30, após bola alçada na área através de uma cobrança de falta, Gabriel Dias cometeu pênalti em Luiz Otávio. Gilberto cobrou com categoria e igualou o marcador. Quatro minutos depois, o Esquadrão avançou pela esquerda em boa triangulação de Thaciano e Matheus Bahia. O lateral cruzou rasteiro para Gilberto, o camisa 9 entrou como uma flecha e virou o placar, ainda no primeiro tempo.
As equipes voltaram sem modificações para o segundo tempo. Os 15 minutos iniciais foram de menor intensidade em relação as oportunidades da primeiro etapa. Aos 21 o árbitro Marcelo de Lima Henrique assinalou pênalti para o Ceará em cima de Jorginho, mas após consulta do VAR, a penalidade foi desmarcada. De quebra, Jorginho tomou cartão amarelo por simulação. No minuto 23, Vina foi para o jogo. Três minutos mais tarde, o meia quase recebeu passe de Mendoza, mas não conseguiu finalizar.
Nos último 15 minutos o Vozão tentou manter a posse de bola e pressionar o Bahia. Mas a equipe tricolor deixava poucos espaços, dificultando a vida dos cearenses. Mendoza até que tentou clarear em algumas tentativas de drible, mas foi substituído pelo estreante Hélio Borges. Mas o alvinegro seguiu sem muita inspiração. Lima aos 45 ainda tentou arrematar de fora da área, a bola saiu longe da meta de Matheus.
Ficha Técnica
Local: Arena Castelão
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Márcia Bezerra Lopes (RO)
VAR: Pathrice Wallace Corrêa Maia (RJ)
Ceará: Vinícius; Gabriel Dias (Charles), Klaus, Messias e Bruno Pacheco; Oliveira (Marlon), Fernando Sobral e Jorginho (Vina); Lima, Mendoza e Saulo Mineiro. Téc.: Guto Ferreira.
Bahia: Matheus Teixeira; Renan Guedes, Luiz Otávio, Juninho e Matheus Bahia; Jonas (Patick), Daniel (Edson) e Thaciano (Lucas Araújo); Rossi (Óscar Ruíz), Gilberto (Maycon) e Thonny Anderson. Téc.: Dado Cavalcanti.
Cartões Amarelos: Mendoza, Jorginho, Téc.Guto Ferreira (CEA) / Jonas, Edson (BAH)
Gols: Saulo Mineiro (CEA) / Gilberto 2x (BAH)
Comentários 1