O Ceará finalizou o Brasileirão 2021 com uma derrota para o Palmeiras, na noite dessa quinta-feira (9). Em jogo pela última rodada do Brasileirão, na Arena Barueri, o Alvinegro sofreu o revés de 1 a 0 para os garotos do Sub-20 do Porco. Kevin foi autor do gol. Com o resultado, o Ceará deus adeus ao sonho de disputar a pré-Libertadores 2022. Mesmo se tivesse vencido, o Vovô não teria conseguido a classificação já que Fluminense, Atlético-GO e América-MG, que estavam acima do clube cearense na tabela, venceram seus duelos e tiraram as chances do Vovô de entrar no páreo. O Coelho ficou com a vaga. Derrotado, o Alvinegro acaba a disputa nacional na 11ª posição com 50 pontos e sem ter vencido nenhuma partida fora de da capital cearense na competição.
O JOGO
Melhores no primeiro tempo, os garotos do Palmeiras pressionaram todo o período e deu trabalho à defesa alvinegra e, principalmente, ao goleiro João Ricardo que foi obrigado a fazer defesas importantes.
Aproveitando da habilidade e rapidez dos jovens, o trio de ataque, Kevin, Vitinho e Giovani, foi quem comandou as chances de mais perigo do Porco. E foi em jogada dos atletas que saiu o gol. Depois de Vanderlan acertar a trave, aos 22, e muita pressão, Kevin balançou as redes aos 41 minutos. O atacante Giovani cruzou na área, Vitinho escorou de cabeça e o camisa, que estava fazendo sua estreia no time principal, aproveitou que estava totalmente livre de marcação e empurrou para o fundo do barbante, abrindo o marcador na Arena Barueri e fazendo seu primeiro gol como jogador profissional.
Sem conseguir trabalhar a bola no meio de campo e bastante pressionado, o Ceará esteve apático e não criou quase nada. A melhor chance pelo lado alvinegro foi com o lateral-esquerdo Kelvyn, que substituiu Bruno Pacheco. Aos nove, o lateral aproveitou uma sobra na entrada da área e ele emendou uma “bomba”, mas a bola subiu demais e foi para fora.
Na volta do intervalo, Tiago Nunes colocou Marlon na vaga de Fabinho. Com um volante mais adiantado, ele buscava ganhar mais espaço no meio para sair em contra-ataques mais rápidos. No entanto, logo aos três minutos foi o Palmeiras quem chegou perto de ampliar. Giovani fez jogada pela direita, entrou na área e, na hora de bater para o gol, acabou sentindo um toque de Lima nas costas e caiu. Após analisar o VAR, o árbitro Sávio Pereira Sampaio mandou seguir o jogo.
Criando mais oportunidades, o Vovô chegou perto de abrir o placar e viu o goleiro Vinicius se destacar. Aos 19, o lateral-direito Igor deu o famoso “drible da vaca” em seu marcador e cruzou na área. A bola passou por Vina e sobrou pra Mendoza, que falhou na hora do chute e o arqueiro palmeirense afastou. Em novo cruzamento aéreo, Vina desviou de cabeça com direto para o gol e, mais uma vez, o goleiro alviverde estava lá para mandar para fora. O Alvinegro teve novas chances nos minutos 25 e 26, mas também não foi eficiente.
Naquele momento, a vitória não mudaria muita coisa para o Ceará na luta pela vaga na pré-Libertadores 2022 já que Fluminense, Atlético-GO e América-MG, que já estavam à frente do Vovô na tabela, venciam seus jogos e ampliavam vantagem. Com permanência e vaga na Sul-Americana confirmadas com antecedência, o Alvinegro terminou o Brasileirão 2021 sem ter vencido nenhuma partida fora da capital cearense. O único jogo que ganhou como visitante foi a goleada por 4 a 0 sobre o Fortaleza, no entanto, o duelo aconteceu na Arena Castelão.
Ficha técnica
Local: Arena Castelão
Ceará: João Ricardo, Igor, Messias, Klaus e Kelvyn; Fabinho, Fernando Sobral e Vina; Lima, Mendoza e Yony González. Técnico: Tiago Nunes
América-MG: Vinicius Silvestre, Gustavo Garcia, Michel, Lucas Freitas e Vanderlan; Fabinho e Matheus Fernandes; Kevin, Vitinho e Giovani. Técnico: Abel Ferreira
Gols: Kevin (Palmeiras)
Cartão amarelo: Gabriel Silva (Palmeiras)
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio – DF
Assistentes: Daniel Henrique da Silva Andrade (DF), Jose Reinaldo Nascimento Junior (F), Vinicius Furlan (SP) e Michael Stanislau (RS).
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)