A diretoria do Ceará Sporting Club oficializou, na tarde dessa quarta-feira (6/1), o lançamento do Centro de Captação e Formação de Jovens Atletas (Cecaf) – seu primeiro núcleo de captação de jogadores fora do território cearense. A sede do novo equipamento é a cidade de Patos, interior da Paraíba. Lá, o trabalho realizado será similar ao que acontece na Cidade Vozão, em Itaitinga.
A estrutura é produto de uma parceria com a Escolinha Liberal, projeto que já funciona no local e que, inclusive, já indicou atletas para a base do Ceará, visto que um dos componentes do projeto é Neto Vozão, cônsul alvinegro na cidade paraibana.
Além disso, a opção pelo município de Patos/PB se deu por sua localização, tendo em vista o fato de estar rodeado de um total de outras 40 cidades, divididas em quatro estados (Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte), aumentando a abrangência de observação do clube na região.
Israel Portela, diretor de futebol amador do Ceará – pasta responsável pelo trabalho nas categorias de base – avaliou a iniciativa como um importante passo no projeto de expansão da marca alvinegra, também na base. “A gente vai massificar a captação de atletas e, além de abranger o estado do Ceará, estaremos trabalhando em quatro estados do Nordeste de uma maneira simultânea”, ressaltou.