O Ceará encerrou um tabu de 28 anos. Desde 1993 o alvinegro não vencia o Sport em Recife. O resultado de 4 a 0, na tarde deste sábado (3), pela sexta rodada da Copa do Nordeste, foi construído com gols de Gabriel Dias, Cléber, Steven Mendoza e Pedro Naressi. A atuação sólida, aproveitando as bolas paradas, encaminhou a classificação do Vovô. Enquanto isso, o rubro-negro não tem mais chances de classificação.
O Vovô recebe o Salgueiro na última rodada, na Arena Castelão. O Sport visita o Treze, no Estádio Amigão. Os dois jogos acontecem no sábado (10), às 16h. Todas as partidas serão no mesmo dia e horário, definindo o posicionamento dos grupos. O Ceará chega momentaneamente a liderança do Grupo A com 13 pontos. O rubro-negro de Recife fica em sétimo do Grupo B com apenas cinco pontos somados.
O jogo
A partida não começou tão movimentada, a primeira boa oportunidade surgiu apenas aos 23 minutos, quando Thiago Neves cobrou falta e Richard defendeu. A resposta do Ceará aconteceu minutos depois: Vina cobrou escanteio, Charles ajeitou e bateu firme, mas Adryelson desviou de forma providencial, salvando o Sport.
O caminho das pedras era mesmo através da bola parada. Vina levantou na área novamente, após rebatida, a bola sobrou para Gabriel Dias, que de maneira oportunista mandou para o gol. Não tardou para o Ceará ampliar a vantagem: outra vez o camisa 29 cobrou escanteio. Desta vez Charles escorou para o meio e Cléber mandou de voleio, com muito estilo, sem chances para o goleiro. O Sport acabou não esboçando reação e o alvinegro manteve a boa margem no placar até o intervalo.
O Sport assustou logo no início do segundo tempo. Patric levantou na área, Marcão cabeceou com força e Richard fez ótima defesa, um milagre no reflexo. Na sobra, Oliveira desviou o chute de Toró.
Vina teve duas boas oportunidades, mas parou no goleiro Luan Polli em ambas. Na primeira, o meia trouxe para a canhota e bateu no canto, o goleiro saltou e fez ótima intervenção. Minutos mais tarde, Vina aproveitou erro da defesa do Sport e apareceu na cara do gol. Ele tentou deslocar Luan, mas o arqueiro rubro-negro fechou bem o ângulo. Na sobra, Cléber não aproveitou.
A resposta do Sport veio com Patric, que bateu cruzado na ponta direita e Richard espalmou. Porém, quem balançou as redes novamente foi o Vozão. Com facilidade, Lima cruzou da direita para o outro lado, Mendoza dominou e chutou por cima de Luan, que nada pôde fazer. No final, ainda deu tempo de Pedro Naressi anotar o seu gol, após passe de Vina.
Ficha técnica
Sport: Luan Polli; Patrick, Adryelson, Maidana, Sander; Betinho, Marcão (Ricardinho), Thiago Neves (Gustavo Oliveira); Neilton (T. Lopes), Toró (Dalberto), Tréllez (Mikael).
Ceará: Richard; G. Dias, Messias, Luíz Otávio, B. Pacheco (Kelvyn); Charles (Naressi), Oliveira, Vina; Mendoza, Saulo (Lima), Cléber (Vizeu).
Gols: Gabriel Dias, Cléber, Mendoza e Naressi (CEA)
Cartões Amarelos: Betinho, Marcão, Adryelson (SPO)
Árbitro: Diego Pombo Lopez (BA)
CHOCOLATE 4X0