O Ceará foi à Arena do Grêmio, na tarde desta quarta-feira (27), em busca do bicampeonato do Campeonato Brasileiro de Aspirantes, mas viu seu sonho ser pulverizado pelo Grêmio, que precisou de apenas 45 minutos para construir uma goleada sobre o time cearense. O Tricolor Gaúcho fez 4 a 1 no Vovô, com todos os gols marcados na primeira etapa, e ficou com o título da Competição. Bitelo, Jonathan Varela, Elias Manoel e Pedro Lucas marcaram os tentos gremistas. Hélio Borges, também no primeiro tempo, descontou para o Vovô.
O jogo começou eletrizante. No primeiro ataque do Grêmio, aos 40 segundos de jogo, Bitelo abriu o marcador. O atacante gremista recebeu livre na esquerda, invadiu a área e bateu sem chances de defesa para o goleiro André Luiz.
O gol animou o Tricolor, que tentou sufocar o Ceará, mas se deu mal. Em um destes ataques, o Vovô armou um contragolpe e Cristiano achou Hélio Borges sozinho na entrada da área. O atacante alvinegro bateu cruzado, a bola desviou na zaga e foi morrer no fundo das redes, decretando o empate cearense. Tudo isso com apenas 4 minutos de jogo.
Dez minutos depois, Jonathan Varela, de cabeça, colocou novamente o Tricolor Gaúcho em vantagem, em um lance contestado pelos atletas alvinegros, que alegaram interferência de um atleta gremista que estaria impedido.
Depois do gol, as duas equipes deram uma esfriada e o ritmo do jogo diminuiu. Porém, aos 32, Vini Júnior cruzou da esquerda, o goleiro André Luiz, do Ceará se atrapalhou e, no rebote, Elias Manoel ampliou o marcador para o Grêmio.
Ainda deu tempo de sair mais um do Grêmio na primeira etapa. Em contra-ataque rápido, Pedro Lucas recebeu na área e tocou na saída de André Luiz.
No segundo tempo, o Ceará foi para cima e até teve boas chances, com Hélio Borges e Cristiano, mas pararam no goleiro Felipe Scheibig, do Grêmio, que esfriou os ânimos alvinegros e garantiu o placar de 4 a 1 e também o título do Tricolor.