Com os rebaixamentos de Bahia e Sport-PE para à Série B do Campeonato Brasileiro, Ceará e Fortaleza serão os únicos clubes do Nordeste que irão disputar o Brasileirão 2022. Os cearenses garantiram permanência na elite nacional com rodadas de antecedência e se classificaram para torneios internacionais na próxima temporada. O Vovô disputará a Sul-Americana pelo segundo ano seguido enquanto o Leão está garantido na fase de grupos da Libertadores da América. Dos quatro times que subiram da Segunda para à Primeira Divisão nacional, nenhum é nordestino. Botafogo-RJ é do Sudeste, Goiás do Centro-Oeste e Avaí-SC e Coritiba-PR ficam no Sul.
Ceará e Fortaleza terão a responsabilidade de representar o futebol nordestino na elite nacional na próxima temporada. Sem ter entrado no Z4 em nenhum momento da competição, os cearenses foram os dois únicos do Nordeste a conquistar grandes feitos na temporada entre as duas primeiras divisões do Brasileirão.
Clubes da região nordestina com os maiores títulos, Bahia e Sport foram rebaixados para à Segundona. O Leão da Ilha caiu com rodadas de antecedência. Já o Esquadrão, lutou até o fim, mas uma derrota para o Fortaleza, diante da Arena Castelão lotada, sacramentou seu descenso.
Na Série B, o melhor clube da região praiana foi o CSA-AL. O Azulão foi quinto colocado e não conseguiu o acesso por três pontos. Vice-lanterna da Segundona, o Confiança-SE foi rebaixado. Passando por crise financeira, o Vitória-BA também caiu e disputará à Série C em 2022.
Isso mostra a evolução do futebol cearense, que vai em contra-mão do que acontece com grandes e medianos clubes brasileiros. Com jogadores sempre elogiando ambos por cumprimento em pagamentos salariais e premiações, Vovô e Leão vão crescendo no futebol nacional mesmo que não tenham o poderio financeiro dos gigantes. No entanto, tendo responsabilidade financeira e trabalhando sério em formação de elenco para brigar pelos objetivos de cada tempo, além de contar com o apoio de seu torcedor, tanto na questão emocional quanto monetária, ambos caminham para que, futuramente, se tornem potência no País.
Com o retorno de torcedores aos estádio nessa temporada, tricolores e alvinegros lotaram a Arena Castelão e foram de muita importância para suas equipes, principalmente na reta final da Série A. Os cearenses fizeram a festa na arquibancada, registrando público de mais de 51 mil presentes mais de uma vez, e mostraram o motivo do duelo entre Vovô e Leão ser apelidado de Clássico-Rei. Com cada um disputando cinco torneios diferentes em 2022, os jogadores poderão contar com o apoio de suas massas, que estavam saudosas após mais de um ano sem ir aos jogos, para empurrá-los no rumo de boas campanhas no Campeonato Cearense, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Brasileirão e torneio internacional. Libertadores da América para o Leão e Sul-Americana para o Vovô.
Terminando no G4, o Fortaleza teve uma campanha regular e sem correr muitos riscos. Já o Ceará, viveu altos e baixos e deixou escapar uma grande chance de ir para à pré-Libertadores. A temporada alvinegra deixou a impressão que a equipe poderia ter ido mais além. Ainda assim, a vaga na Sul-Americana pelo segundo ano seguido é um feito a ser comemorado.
Em 2022, caberá aos clubes evoluirem para que possam galgar degraus mais elevados.