O final de semana será movimentado para os times cearenses no Campeonato Brasileiro. Na Série A, o Fortaleza busca alcançar a vice-liderança da tabela, enquanto o Ceará busca ingressar no G-6. Já na Série C, o Floresta tenta colar no primeiro pelotão para brigar pela classificação e o Ferroviário quer voltar ao G-4. E, na Série D, o já classificado Guarany quer ratificar a primeira colocação no seu grupo, enquanto Atlético tenta garantir vaga na próxima fase e o Caucaia luta para não acabar competição na lanterna.
Fortaleza
Com 32 pontos, o Fortaleza ocupa a terceira colocação no Campeonato Brasileiro da Série A. A pontuação é a mesma do Palmeiras, que leva vantagem sobre o time cearense no número de vitórias. Uma vitória do Fortaleza sobre o Cuiabá, na segunda-feira (30), na Arena Castelão, pode levar o Leão à vice-líderança do Brasileirão, desde que o Palmeiras, que encara o Athletico no sábado (28), às 21h, no Alianz Parque, não vença o seu jogo.
Em contrapartida, o Tricolor pode cair para a quarta colocação se não vencer o Dourado e o Bragantino derrotar o Atlético-MG, domingo, às 20h30, no Nabi Abi Chedid.
Ceará
Na oitava colocação do Brasileirão, o Ceará tem 24 pontos e pode ingressar na zona de classificação para a pré-Libertadores nesta rodada. Para isso, precisa vencer o América-MG, domingo, às 11h, na Arena Independência e torcer para que o Corinthians não vença o Grêmio neste sábado, às 20h30, na Arena do Grêmio, e que o Atlético-GO não derrote o Inter, domingo (29), às 18h15, no Serra Dourada.
Uma derrota alvinegra, entretanto, pode derrubar o Vovô em 4 posições, levando a equipe de Guto Ferreira para o décimo segundo lugar. Isso acontece se, além de uma derrota alvinegra para o Coelho, o Santos vencer o Flamengo, o São Paulo derrotar o Juventude, o Inter superar o Atlético-GO e o Athletico-PR pelo menos empatar com o Palmeiras.
Ferroviário
O Peixe já foi líder de seu grupo na Série C e agora está na sexta colocação, com 19 pontos. Mas a equipe Coral pode retornar ao G-4 de sua chave até mesmo com um empate diante da Jacuipense, neste sábado, às 15h, no estádio Elzir Cabral. Para que isso aconteça, é preciso que a Tombense, quarta colocada na tabela perca em casa, neste sábado, às 17h, para o Manaus e que o Volta Redonda seja derrotado pelo Santa Cruz, no Recife, segunda, às 20h.
Em caso de vitória do Peixe, o cenário é ainda melhor. O Ferrão iria a 22 pontos e poderia alcançar até mesmo a vice-liderança, caso, além dos resultados já citados, o Paysandu perca para o Floresta neste sábado, no Estádio Franzé Morais, e o Botafogo-PB seja derrotado pelo Altos, fora de casa, domingo, às 16h. Derrota Coral não afeta a classificação da equipe.
Floresta
O Lobo da Vila vem de um ótimo resultado fora de casa. A equipe venceu o então líder Botafogo-PB fora de casa e voltou a sonhar com classificação. Caso derrote o Paysandu, o time do técnico Leston Júnior pode ir a 18 pontos e ficar a apenas 1 ponto do G-4, caso Tombense, Volta Redonda e Ferroviário percam seus jogos. Por outro lado, uma derrota do Verdão pode colocá-lo de volta na oitava posição e deixá-lo a apenas 1 ponto da zona do rebaixamento. Isso acontece se Altos e Jacuipense vencerem seus jogos. Caso perca e o time piauiense empate, o Verdão também cai para o oitavo lugar.
Guarany
O Guarany voa em céu de brigadeiro na Série D. Já classificado, o Bugre pode ir para a última rodada com a liderança do grupo A-2 já garantida, até mesmo com um empate diante do Moto Club, em casa, neste sábado, às 15h, no Junco. Isso acontece se o 4 de julho não vencer o Imperatriz, fora de casa, também no sábado. A única chance do Bugre não terminar a fase na liderança seria fazer apenas um ponto nos dois últimos jogos e o 4 de julho vencer seus dois últimos compromissos.
Atlético Cearense
A Águia da Precabura tem um jogo decisivo diante do Treze-PB, fora de casa, num confronto pela quarta e última vaga do grupo A-3. Com 17 pontos contra 14 do Treze-PB e 13 do Souza-PB, o Atlético se classifica até mesmo com um empate no jogo diante do Galo. Para isso, basta o Sousa-PB não vencer, em casa, o ABC-RN neste sábado. Caso perca o jogo, a Águia verá o Treze empatar em número de pontos, mas seguirá na frente pelo número de vitórias- 5 contra 3. E se o Sousa vencer o ABC, chegará a 16 pontos e colará no time cearense, deixando a vaga bem mais disputada entre as três equipes na rodada final.
Caucaia
Dentre todos os cearenses, a situação mais melancólica é a do Caucaia. Sem pretensão alguma no Campeonato, a Raposa joga com o Central-PE e, tudo o que pode fazer até o final do certame, é lutar para deixar a lanterna com o Central.
Derrota do Caucaia na partida contra o time pernambucano, a lanterna do grupo estará consolidada nas mãos da Raposa. Em caso de empate, o Caucaia terá de vencer seu jogo na rodada final e torcer para que o Central não vença na sua despedida. Em caso de vitória da equipe cearense, uma derrota dos pernambucanos na rodada final livra o Caucaia da última posição.