Inaugurado em 11 de novembro de 1973, o Estádio Governador Plácido Castelo completa 48 anos nesta quinta-feira. Maior palco do futebol cearense, o Castelão se transformou em Arena após a reforma concluída em 2013. Atualmente, o Gigante da Boa Vista recebe jogos do Brasileirão Série A tanto de Ceará quanto de Fortaleza.
O Castelão está presenciando dois de seus clubes na primeira divisão, sediou jogos de Sul-Americana e está bem próximo de receber partidas da Libertadores. Além disso, nos últimos anos, esteve presente em campanhas vitoriosas da Copa do Nordeste, da Série B e até da Série D, com o Ferroviário. Palco de muitos clássicos, receberá na próxima quarta-feira (17) o duelo entre Tricolores e Alvinegros, o primeiro com torcida após o início da pandemia.
Nos últimos meses, o Castelão passou por sustos e foi o centro de polêmicas. Incêndio que atingiu e consumiu parte do teto, outro problema com fogo em um dos vestiários, reclamações de todos os lados por conta das condições do gramado e até impedimento de seu uso, como aconteceu com o Ferroviário na Copa do Nordeste, restando ao clube coral mandar sua partida em Natal. Porém, o Gigante da Boa Vista também teve boas notícias, como o retorno de sua capacidade máxima, com a instalação de novas cadeiras, voltando a ter 63.904 lugares.
Um local histórico, que teve seu primeiro gol anotado por Erandir Pereira. Já sediou Copa das Confederações e Copa do Mundo, além de jogos das Eliminatórias.
Parabéns, Castelão!