Coluna Mídia Esporte Clube – por Bruno Balacó
Tabela ajustada e tudo pronto para a bola rolar no Campeonato Cearense, que começa nesta quarta-feira, dia 10. O que permanece indefinido é quem transmitirá os jogos da competição pela TV. Verdes Mares e Jangadeiro demonstraram interesse em adquirir os direitos de transmissão do Estadual deste ano, mas – até a manhã de véspera do início do torneio- apenas a primeira apresentou uma proposta financeira aos clubes. Enquanto aguarda uma resposta das equipes – e até mesmo uma sinalização de oferta por parte da Jangadeiro, a Federação Cearense de Futebol (FCF) fechou consenso que, até lá, ela mesmo se responsabilizará para garantir que os duelos possam ser acompanhados pelo torcedor. Como? Através de sua web-emissora, a FCF TV.
Os dois jogos de abertura do torneio, que ocorrem nesta quarta-feira, 10, às 15h30min, já estão com transmissão confirmada pela FCF TV. Pacajus e Caucaia, que medem forças no estádio João Ronaldo, vai passar no Youtube da Federação. Já Guarany e Barbalha, que se enfrentam no estádio do Junco, em Sobral, será exibido no Facebook da FCF.
O modelo inicial, de transmissões exclusivamente pela internet, é inédito na história centenária do Estadual. Até mesmo na edição passada, prejudicada pela interirupção das partidas por quatro meses em função da pandemia do novo coronavírus, não deixou de ter TV em nenhum momento. A retomada dos jogos, em julho de 2020, teve ainda o adicional da retransmissão do sinal da TV (Diário e Verdes Mares) pelos canais do Youtube dos clubes (Ceará, Fortaleza e Ferroviário), até mesmo com uma forma de possibilitar a geração de receita às equipes, com a cobrança de um ingresso virtual aos torcedores-internautas.
Ciente de que a negociação com as emissoras de TV pode se arrastar por mais algumas semanas, a FCF não descarta ainda a possibilidade de fechamento de acordo com plataformas de streaming independentes, como o Nordeste FC (antigo Live FC, que transmite a Copa do Nordeste e o Nordestão Sub-20) e a MyCujoo (que já tem abrigado diversas partidas envolvendo clubes cearenses em competições locais e nacionais). Outros serviços especializados em transmissão de jogos, como a Twitch, Estádio TNT Sports, One Football e DAZN também poderiam entrar na disputa, desde que chegassem a um acordo com a organizadora do Estadual.
Por um lado, a transmissão online pela FCF TV reforça a autonomia da Federação, que desde 2013 vem fazendo, de maneira regular, a transmissão de jogos em todas as competições que ela chancela, incluindo a Taça Fares Lopes, Cearense Feminino e suas competições de base. Por outro lado, a ausência inicial da transmissão pela TV representa um baque considerável no alcance e vitrine das partidas, principalmente na 1ª fase, que não conta com a presença de Ceará e Fortaleza, que só entram na 2ª fase da competição – e neste momento voltam suas atenções para a disputa da reta final da Série A do Brasileirão.Outra ponderação é o fato de que muitos torcedores ainda encontram dificuldades de acompanhar os 90 minutos de um jogo de internet, por falhas e limitações da conexão em banda larga. Além das transmissões audiovisuais, o apaixonado por futebol tem ainda a seu favor uma opção que independe de acesso à internet e de disputas por direito de transmissão das partidas : o rádio.
Nesta segunda-feira, 8, o presidente da FCF, Mauro Carmélio, participou do programa Revista do Esporte, da Torcida K, e comentou as negociações com as emissoras de TV para a transmissão do Campeonato Cearense. Veja o que ele disse:
*Essa coluna é publicada às terças-feiras