Na tarde desta quarta-feira (19), Ferroviário e Ceará se enfrentam na Arena Castelão valendo uma vaga na grande final do Campeonato Cearense. Pouco tempo após a última rodada da segunda fase, as duas equipes já voltam a campo pela semifinal. O duelo, que passou por uma indefinição de local, data e horário, está confirmado e marcado para às 15h30. O clube coral tem a vantagem do empate por ter feito uma campanha melhor que o alvinegro.
+ Após espera e polêmica, FCF define semifinais do Cearense na Arena Castelão
+ Guto Ferreira lamenta maratona de jogos do Ceará e critica calendário do Cearense
Na primeira rodada da segunda fase do Cearense, antes da paralisação por conta dos decretos do Governo do Estado, o Tubarão da Barra venceu por 2 a 1 em partida realizada no Estádio Franzé Morais, em Itaitinga. Wendson foi o destaque com dois gols. Daquele jogo, em 10 de março, até aqui, as equipes viveram altos e baixos. O clube coral sofreu o trauma de ser eliminado de forma injusta na Copa do Brasil, mas fez boa campanha na segunda fase do Estadual. Já o Vovô acumulou bons resultados na Copa do Nordeste, mas acabou perdendo a final para o Bahia, além de ter que conciliar o calendário com a Sul-Americana.
Ferroviário
O Tubarão da Barra somou 17 pontos na segunda fase do Estadual. A mesma pontuação do líder Fortaleza, que levou a melhor nos critérios de desempate. A sequência de jogos deixou marcas na equipe, Francisco Diá teve que poupar alguns jogadores nas últimas rodadas, além das ausências de atletas que sofreram lesões ao longo das semanas. Contra o Pacajus, o time entrou em campo com mais de dez desfalques.
Fora de campo, o Ferroviário buscou manter o mando de campo no Estádio Elzir Cabral. Porém, a Federação marcou o jogo para a Arena Castelão. Especulou-se uma mudança do jogo para a sexta-feira (21), por conta do compromisso do Ceará na Sul-Americana, mas o jogo seguiu a tabela base e foi mantido para esta quarta. O Ferroviário não vence o Estadual desde o bicampeonato em 1994 e 1995. O clube busca retornar à final após quatro temporadas.
Na verdade a gente tem que estar preparado sempre, independente de qual time venha, se é o principal ou o alternativo. Sabemos que todos os jogadores que estão lá tem qualidade, não é à toa que estão lá compondo o elenco.
Souza Tibiri, volante do Ferroviário
Provável escalação: Serjão; Polegar, Vitão, Richardson, Emerson; Wesley Dias, Diego Viana (Souza Tibiri), Reinaldo, Berguinho; Wendson e Adilson Bahia. Téc.: Francisco Diá.
Desfalques: volante Wallace Rato e o meia Juninho, em recuperação de lesão na coxa; e o goleiro Jonathan, com lesão na face.
Ceará
Dividindo atenções com Copa do Nordeste e Sul-Americana, o Ceará retomou a segunda fase do Cearense com uma equipe de transição, mesclando com jogadores do Sub-20 e Sub-23. Foram 13 pontos somados e uma terceira colocação na tabela de classificação. Com esta posição, o time não terá a vantagem, que fica com o Ferroviário. Na quinta-feira (20), o Ceará volta a campo pela Sul-Americana, desta maneira Guto Ferreira terá que montar dois elencos para os compromissos. Os titulares devem atuar contra o Bolívar e não enfrentam o Ferrão.
O último título do Ceará no Estadual aconteceu em 2018. No ano anterior, o alvinegro também levantou a taça e o adversário foi justamente o Ferroviário. Na semifinal de 2020, o alvinegro venceu o Tubarão na semifinal por 1 a 0, com boa atuação de Fernando Prass e gol de Felipe Baxola.
Infelizmente, nos últimos jogos, temos pouco tempo para nos recuperar. Mas fazemos trabalhos com os professores, com o pessoal da preparação física, os nutricionistas, todos envolvidos nessa causa. Nada pode nos atrapalhar. Se quisermos atingir nossos objetivos, temos que passar por essas situações. Todo jogador quer estar jogando
Jorginho, meio-campista do Ceará
Provável escalação: João Ricardo; Buiú, Alan Uchoa, Lacerda, Alessandro; Marthã, Geovane, Jorginho; Yony, Cléber, Rick. Téc.: Guto Ferreira.
Arbitragem
Árbitro: Luiz César de Oliveira Magalhães
Assistente 1: Anderson Moreira de Farias
Assistente 2: Anderson da Silva Rodrigues
Quarto Árbitro: Alexandre de Sousa Peixoto
Transmissão
TV Jangadeiro e Nordeste FC