O Fortaleza foi ao Maracanã, na noite desta quarta-feira (6), e conseguiu um excelente resultado na luta para se manter entre as quatro melhores equipes do Campeonato Brasileiro. Em jogo válido pela 24ª rodada da Competição, o Leão venceu o Fluminense por 2 a 0 e se recuperou da derrota sofrida em casa para o Atlético-GO, na rodada anterior. Marcelo Benevenuto e Titi marcaram os gols do Leão. Com o resultado, o Tricolor de Aço chegou aos 39 pontos e retomou a quarta colocação na tabela. Já o Fluminense estacionou nos 32 pontos e ocupa a 9ª posição.
Primeiro tempo de muito equilíbrio e pouca emoção
A primeira etapa do jogo foi equilibrada, porém sonolenta. Flu e Leão alternavam posse de bola, mas com pouquíssima inspiração ofensiva. Uma das poucas boas jogadas do Fortaleza saiu dos pés de Lucas Crispim, que cruzou da esquerda para Ángelo Henríquez, mas Nino salvou no momento certo e evitou que o atacante chileno recebesse a bola.
O Fluminense também não conseguia criar. Com muitos passes errados e sendo facilmente neutralizado pela defesa leonina, o time carioca pouco incomodou o goleiro Felipe Alves. Numa dessas oportunidades, aos 37 minutos, André tentou de fora da área, mas a bola foi por sobre a meta do arqueiro Tricolor.
O único lance de real perigo do primeiro tempo saiu apenas no minuto final. Fred foi derrubado na entrada da área e, na cobrança da falta, Danilo Barcelos Barcelos cobrou com categoria mas a bola se chocou contra o travessão de Felipe Alves, que ficou estático no lance.
Vojvoda troca dupla de ataque, mas dupla de zaga é quem marca para o Leão
Na volta do intervalo, o técnico Juan Pablo Vojvoda trocou o ataque inteiro do Fortaleza. O argentino colocou Deivid e Robson no lugar dos apagados Ángelo Henríquez e Romarinho. Curiosamente, logo aos 3 minutos de jogo, o Tricolor abriu o placar. Não com um dos atacantes que entraram, mas com Marcelo Benevenuto, que subiu bonito de cabeça e completou cobrança de escanteio de Lucas Crispim para o fundo do gol de Marcos Felipe.
Logo na saída de bola, o Fluminense quase empata. Caio Paulista cruza da esquerda mas Fred não consegue completar para o gol. Aos 13, o troco do Leão. Yago Pikachu recebe, ajeita o corpo e chuta para grande defesa do goleiro Marcos Felipe.
Três minutos depois, entretanto, o Fortaleza ampliou o marcador. Novamente, Lucas Crispim cobra escanteio e dessa vez Tite é quem sobe mais alto que todo mundo para marcar o segundo do Leão.
A partir daí, o Fluminense se desestabilizou emocionalmente e passou a apresentar sucessivos erros. Sob vaias do seu torcedor, que estava na bronca com a derrota, alguns atletas chegaram até mesmo a perder a cabeça. Um deles foi Fred, que, após atingir Ronald com o braço, se descontrolou e tentou levantar o atleta leonino do chão puxando, de forma acintosa, sua camisa. Houve um princípio de confusão, mas, com os ânimos acalmados, o atacante do Fluminense recebeu apenas cartão amarelo.
Nos minutos finais da partida, apenas uma chance do Fluminense. Após cobrança de falta pela direita, Fred apareceu no meio da área para cabecear, mas Felipe Alves fez excelente defesa e evitou o gol de honra do Flu. Já o Fortaleza passou a apenas cadenciar o jogo, tocando a bola até o apito final do árbitro, garantindo, assim, 3 preciosos pontos ao time cearense fora de seus domínios
No próximo sábado (09), o Leão volta a campo para enfrentar o Flamengo, às 19h, na Arena Castelão. Já o Flu recebe, também no sábado, mas às 16h30, o Atlético-GO no Maracanã.
Ficha técnica:
Fluminense 0x2 Fortaleza
Campeonato Brasileiro – 24ª rodada
Maracanã – 06/10/2021
Fluminense: Marcos Felipe; Calegari, Luccas Claro, Nino, Danilo Barcelos; André, Yago Felipe (Arias), Nonato; Fred, Caio Paulista (Gabriel Teixeira) (Lucca), Luiz Henrique (Luca). Téc.: Marcão
Fortaleza: Felipe Alves; Tinga, Benevenuto, Titi; Yago Pikachu, Lucas Crispim, Ederson (Felipe), Ronaldo, Lucas Lima; Ángelo Henríquez (Deivid), Romarinho (Robson). Téc.: Juan Pablo Vojvoda.
Gols: Marcelo Benevenuto e Titi (Fortaleza).
Árbitro: Paulo Roberto Alves Júnior (PR)
Assistentes: Bruno Boschilia (FIFA-PR) e Ivan Carlos Bohn (PR)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
Cartões amarelos: Ángelo Henríquez, Benevenuto (Fortaleza); Luiz Henrique (Fortaleza); Fred (Fluminense)
Cartões vermelhos: não houve.
Público: 3.187 torcedores
Comentários 1