Três jogos e três vitórias no Brasileirão. Na noite deste domingo (13), na Arena Castelão, em duelo válido pela terceira rodada, o Fortaleza venceu o Sport por 1 a 0, gol de Wellington Paulista cobrando pênalti. O jogo não foi brilhante tecnicamente, teve poucas emoções e foi resolvido em um pênalti inexplicável cometido por Maidana, que meteu a mão na bola dentro da área.
Com este resultado, o Fortaleza de Vojvoda mantém a liderança da Série A, agora com nove pontos. É a mesma pontuação que o Athletico/PR, mas o Leão tem um gol de saldo a mais. O Sport segue com apenas um ponto, na 16ª colocação. Agora o Tricolor de Aço soma 19 jogos de inventividade, sendo dez com Vojvoda.
A próxima partida do Fortaleza será contra o Atlético/GO, fora de casa, na quinta-feira (17), às 19h. No mesmo dia, o Rubro-Negro encara o Grêmio, na Ilha do Retiro, às 21h.
O Jogo
O começo da partida foi de muita paciência, o Fortaleza com mais posse de bola, circulando e tentando entrar na defesa do Sport, que marcava, procurava roubar a bola para sair em velocidade. A primeira grande chance surgiu apenas aos 18 minutos: Paulinho Moccelin trouxe da esquerda pra o meio, limpou a marcação e bateu rasteiro para fora, levando perigo. Em seguida, Carlinhos arrematou cruzado e Mailson pegou.
Aos poucos, o Sport começou a sair mais para o ataque. Porém, o jogo seguiu ao longo da etapa inicial sem muitas emoções. O Tricolor de Aço tentava construir jogadas tanto pelo meio, quanto por fora, mas encontrava dificuldades na criação. Apenas aos 48 minutos, uma chance interessante. Éderson cruzou, Pikachu desviou e Tinga apareceu na direita batendo de primeira. A bola foi pela linha de fundo.
Na volta do intervalo, aos seis minutos, Luiz Henrique cruzou e Titi cabeceou nas mãos do goleiro do Sport. O time pernambucano respondeu com Gustavo, que após contra-ataque finalizou por cima da meta. Do outro lado, Éderson soltou a bomba de fora da área e Mailson pegou. Aos 16’, Carlinhos foi à linha de fundo e bateu direto, o goleiro conseguiu fazer outra boa defesa.
Percebendo a necessidade de mudar o rumo do jogo, Vojvoda colocou em campo Wellington Paulista, Romarinho e Matheus Vargas. Do outro lado, Louzer também fez três alterações. Aos 28 minutos, Maxwell, que havia entrado poucos minutos antes, cometeu falta dura em Matheus Vargas. Após revisão do VAR, ele foi expulso, deixando o Sport com um homem a menos.
Aos 32 minutos, bola levantada na área e Maidana, inexplicavelmente, colocou a mão na bola. W. Paulista se encarregou da cobrança e não desperdiçou. Bateu forte, no canto baixo esquerdo de Mailson, que acertou o lado, mas não pegou. Pouco depois, boa troca de passes no ataque do Tricolor e Carlinhos concluiu em gol, o goleiro encaixou. Na reta final, o Sport esboçou uma certa pressão, levantou bolas na área, mas a defesa do FEC conseguiu se segurar.
Ficha Técnica
Local: Arena Castelão
Arbitro: Braulio da Silva Machado – FIFA
Assistente 1: Alex dos Santos – SC
Assistente 2: Éder Alexandre – SC
VAR: Elmo Alves Resende Cunha – GO
Fortaleza: Felipe Alves; Tinga, Benevenuto, Titi, Carlinhos (Bruno Melo); Éderson, Felipe, L. Henrique (M. Vargas); Pikachu, Robson (W. Paulista), David (Romarinho). Téc.: Vojvoda.
Sport: Mailson; Hayner (Maxwell), Thyere (Maidana), Sabino, Sander; Marcão, Ricardinho, Gustavo (Thiago Lopes), Marquinhos (Patrick); Moccelin, André (Mikael). Téc.: Umberto Louzer.
Cartões Amarelos: Umberto Louzer, Moccelin, Ricardinho, Maidana (SPT) / Titi, Carlinhos, David (FOR)
Cartão Vermelho: Maxwell (SPT)
Gols: W. Paulista (FOR)
Comentários 1