Meia do Ceará, Vina está constantemente batendo recordes com a camisa alvinegra. Ao marcar duas vezes na vitória sobre o Globo/RN, na última quarta-feira (9), pela Copa do Nordeste, o camisa 29 do Vovô chegou se tornou o quinto maior artilheiro da nova Arena Castelão. Mendoza, que fez um sobre o time do Rio Grande do Norte, se tornou o maior goleador dentre os estrangeiros. Os dados são do jornalista Luca Laprovitera.
A temporada 2022 ainda está no começo, mas os jogadores do Alvinegro de Porangabuçu já estão registrando seus nomes no “pantheon dos imortais”. Desde que foi entregue, em 2013, para a disputa da Copa do Mundo do ano seguinte, realizada no Brasil, o Estádio Governador Plácido Castelo tem novos artilheiros.
Com os dois tentos marcados neste ano, ambos sobre o time de Ceará-Mirim/RN, Vina chegou aos 19 gols no estádio e se tornou o quinto maior artilheiro. O armador alvinegro ultrapassou Ricardinho (18) e fica atrás apenas de Magno Alves (53), Wellington Paulista (27), Bill (21) e Gustagol (21). Nenhum desses atua mais no futebol cearense.
Vestindo preto e branco desde 2020, Vina é o jogador que, na história do clube, mais vezes fez gols na Série A do Brasileirão, tanto em pontos corridos como também no geral.
Além do meia, a noite de quarta (9) também reservou emoções para outro jogador de Porangabuçu. Bastante cobrado no ano passado e tendo tido uma evolução apenas na reta final do Campeonato Brasileiro, Stive Mendoza já começou 2022 muito bem. Depois de ter marcado um golaço no empate com o Fortaleza, pelo primeiro Clássico-Rei da temporada atual, o atacante também balançou o barbante do Globo. Com esses dois gols e somado os outros dois marcados em 2021, o Mendoza se tornou o maior goleador da nova Arena Castelão dentre os atletas que são de fora do País. O colombiano ultrapassou Valentín Depietri, do Fortaleza, com dois gols, e agora é o primeiro entre os goleadores gringos da principal praça esportiva cearense.
Os dois estão à frente do espanhol Jordi Alba e o uruguaio Carlos Sánchez , por exemplo, que marcaram duas vezes no estádio durante a Copa do Mundo 2014.
Além de Vina e Mendoza, outros jogadores do Ceará também balançaram as redes no estádio desde a entrega em 2013. Yony González e Maxi Biancucchi, primo do argentino Lionel Messi, têm dois gols. Pelo Fortaleza, os estrangeiros que conhecem os caminhos do gol no Castelão são Ángelo Henríquez, com um, e Juan Quintero, com dois. O zagueiro não está mais no Leão.