Parte da torcida do Fortaleza voltou a reclamar da conduta de policiais militares na Arena Castelão. No último domingo (22), na partida entre Fortaleza e Fluminense, pela Série A do Campeonato Brasileiro, torcedores gravaram e postaram nas redes sociais o momento em que um homem é conduzido de forma supostamente arbitrária pela PM. Muitos protestaram gritando: “racismo!”.
Nas imagens, é possível observar uma garrafa sendo jogada em direção ao campo, o que causou a reação dos policiais. No entanto, a pessoa identificada pela PM não é mesma que joga o objeto. Os torcedores, que chegaram a avisar sobre o equívoco, gritaram palavras como “racismo” e “covardia” , ainda assim o homem foi conduzido pelos policiais.
LEIA MAIS:
+ Vojvoda reconhece má fase do Fortaleza no Brasileirão e lamenta gols perdidos: “Faz falta”
+ Decisões na Argentina e no Chile, Brasileirão e Série B do Estadual; confira os jogos desta semana histórica pro futebol cearense
Nas redes sociais, uma das pessoas presentes relatou o ocorrido com indignação: “Precisamos falar mais uma vez sobre mais um ato lamentável ocorrido dentro do castelão. Dessa vez um torcedor acusado injustamente de ter jogado uma garrafa em campo. O vídeo mostra claramente que não foi o mesmo. Racismo ou “coincidência” como alguns gostam de falar?”, escreveu.
Esta é a segunda vez em menos de um mês que torcedores do Fortaleza denunciam truculência policial em jogos no Castelão. No último dia 6/5, na partida contra o River Plate, pela Libertadores, a reclamação foi por conta de uma ação com gás de pimenta e tiros de bala de borracha. O presidente do clube, Marcelo Paz, chegou a falar sobre o tema em entrevista coletiva.
O portal Torcida K entrou em contato com a Polícia Militar, mas ainda não obteve resposta.
O Fortaleza nos enviou uma nota na tarde desta segunda-feira (23):
O Fortaleza Esporte Clube obteve ciência da ação e acesso aos vídeos da retirada de um torcedor no setor Premium, na Arena Castelão, após o arremesso de uma garrafa com água em direção ao campo ao fim da partida contra o Fluminense, pela 6ª rodada do Brasileirão.
Apontado por um segurança como o autor do lançamento do objeto, a Polícia o conduziu até a delegacia, como ordena o protocolo, onde imagens foram averiguadas e testemunhas, muitas delas presentes nos vídeos que circulam nas redes sociais, foram ouvidas. Com o suporte do setor Jurídico do Clube e sem nada que comprovasse o delito, o torcedor foi liberado.
Apontada como uma atitude racista por parte dos envolvidos, o Fortaleza condena esta ou qualquer outra ação preconceituosa, e reforça que a luta contra o racismo é um dever da Instituição e de todos. Por fim, o Clube mantém contato com o torcedor que foi encaminhado injustamente para prestar todo o apoio necessário e informa, também, o desligamento do segurança envolvido no caso.
Veja o vídeo publicado por torcedores nas redes sociais:
Siga a Torcida K no Instagram, no Twitter e no Facebook. Não se esqueça de se inscrever no nosso canal do YouTube, deixar o seu like e, claro, ativar as notificações.