O município de Iguatu, na região do Centro-Sul do Ceará, aguarda por fortes emoções neste sábado (26), às 17h45, no Estádio Morenão. O Azulão recebe o Ceará em duelo decisivo do Campeonato Cearense. Depois de perder o jogo de ida por 2 a 1, no Castelão, o time do interior busca a classificação inédita para a semifinal. Para isso, terá que vencer por um gol de diferença e se classificar nos pênaltis ou ganhar por dois gols de vantagem para passar de fase sem a necessidade das cobranças penais. Em Iguatu, o clima é de otimismo.
Apesar de ter perdido, a atuação do Iguatu surpreendeu a muitos, principalmente durante a segunda etapa, quando o atacante Davi diminuiu o placar. Em entrevista ao portal Torcida K, o atleta comemorou o gol que deixa o Iguatu com chances de passar para a próxima fase.
“Fiquei muito feliz pelo gol e pela boa atuação que eu tive dentro de campo, com meus companheiros, voltando do segundo tempo. […] A gente sabe da importância, da capacidade e da simplicidade que a gente tem nesse jogo contra o Ceará. Agora, é focar pro próximo jogo e, se Deus quiser, poder reverter esse placar. Tem aquele ditado: aquele que errar menos, sai vitorioso. Então, nos vamos procurar errar menos e focar, que é o bastante entrar dentro de campo com o espírito de vencedor”, disse o atleta.
Visão do técnico
Para o treinador Washington Luiz, o desempenho durante os 90 minutos foi positivo, mesmo com as falhas cometidas durante a primeira etapa. Para ele, o segundo tempo fez o Iguatu ressurgir dentro do Campeonato.
“No primeiro tempo, nós sofremos muito por conta da qualidade do Ceará, uma equipe muito qualificada que impôs o seu ritmo de jogo dentro da nossa equipe e nós não conseguimos nem segurar o ritmo do adversário, nem contra-atacar. Já no segundo tempo, foi totalmente diferente. […] Com posse de bola, tivemos mais coragem e mais personalidade pra poder impor também o nosso ritmo de jogo. Fizemos um segundo tempo muito acima da média, conseguimos diminuir o placar e ficamos satisfeitos com o que fizemos no contexto geral do jogo, mas, especialmente, no segundo tempo. Ficamos satisfeitos de termos ficados vivos na competição”, comentou o comandante do Iguatu.
Apesar do grupo ter se comportado ao gosto dele, o favoritismo do adversário não é descartado. O discurso do técnico segue baseado no que já havia dito no primeiro jogo, que a equipe precisa mostrar qualidade dentro de campo. E, ao fim dos 90 minutos, observar se o resultado foi o esperado, caso o Iguatu consiga o feito de vencer um clube de nível mais elevado.
“O primeiro passo é não achar que o confronto mudou a configuração. Acredito que o Ceará continua com o mesmo favoritismo, sendo a melhor equipe do confronto. Porém, o segundo tempo nos dá um alento que a gente pode sonhar. Mas, para isso, precisamos fazer todo um jogo bem mais qualificado, um nível de concentração mais elevado em todos os sentidos do jogo, e, aí, deixar o nosso melhor. Eu tenho sido repetitivo nessa minha questão, que o que nós podemos fazer num confronto como esse é deixar o nosso melhor, para depois avaliarmos se esse nosso melhor foi suficiente, para conseguir algo que seria inédito. Não só pra equipe do Iguatu, como também pro futebol cearense, que é uma classificação pra semifinal, em cima de uma equipe de série A”, definiu o treinador.
Desempenho reconhecido pelo adversário
O Ceará, mesmo com a vitória no primeiro jogo, saiu com o gosto amargo das vaias dos poucos torcedores que compareceram ao Castelão. Tiago Nunes reconheceu que o grupo falhou em diversos momentos, além de ressaltar a organização do Iguatu. Para enfrentar o Azulão no sábado, o técnico alvinegro não espera uma partida fácil. Segundo Tiago, o Iguatu nos seus domínios é uma equipe forte, e que vai dar mais trabalho do que no primeiro jogo.
“O Iguatu se apresentou muito bem, uma equipe muito bem organizada. Parabéns ao treinador Washington pela organização da equipe dele, parabéns pela campanha toda. E a gente espera um jogo dificílimo lá na volta, a gente viu alguns jogos deles em casa, a gente sabe como o fator local deles, eles levam vantagem. Eles tem um campo que favorece muito o futebol que eles apresentam em casa. Então, a gente vai ter um nível de concentração muito alto, pra que a gente possa fazer uma atuação compatível com a grandeza do Ceará e classificar pra semifinal”, ressaltou Tiago.
Clima de expectativa e confiança em Iguatu
Se no primeiro jogo, o torcedor já estava reticente, agora é diferente. Na expectativa da partida de volta, as cores azul e branco são predominantes nos quatro cantos de Iguatu. Sérgio Vieira (Serginho), servidor público e presidente da Fúria Azul, já deu um spoiler da festa que vai acontecer nas arquibancadas.
“Aqui na nossa cidade não se fala em outra coisa, a não ser nesse jogo do Iguatu contra o Ceará. Nossa torcida, a Fúria Azul, está preparando uma grande festa com balões, fumaça. Vamos fazer uma grande festa, fazer as arquibancadas do Estádio Morenão tremer”, prometeu.
O prefeito do município, Ednaldo Lavor, que foi à Arena Castelão apoiar o clube, falou da esperança que preenche o coração de cada iguatuense que torce pelo Azulão. O chefe municipal acredita na classificação e se apega na confiança ao grupo.
“Quero nesse momento dizer da alegria, em primeiro lugar, do Iguatu ter conquistado uma vaga na Série D do Brasileiro, e ter oportunidade de passar de fase no Cearense. Tivemos o primeiro jogo em Fortaleza e esse resultado nos possibilitou de pensarmos numa classificação. Sabemos do potencial do Ceará, mas, sabemos também, da capacidade e que o Iguatu tem uma cidade que está aguardando ansiosamente por esse jogo. Estou muito confiante, que o Iguatu poderá ter a chance de passar o Ceará e conquistar uma vaga na semifinal do Cearense”, disse.
É o mesmo sentimento por parte da diretoria do clube, que recusou a oferta de mandar o jogo fora do município. O presidente Carlos Alberto de Lima, conhecido como Lima da Caixa, ressaltou que o otimismo e a união de todos os que fazem a Associação Desportiva Iguatu seguem de mãos dadas.
“Estamos otimistas, confiantes. O elenco está unido, a diretoria está unida, todos confiantes. A gente espera realmente que seja uma partida de paz, decidida nas quatro linhas. Que seja um espetáculo!”, falou com empolgação.
Ingressos à venda a partir desta sexta-feira (25)
Os ingressos para o jogo começam a ser vendidos nesta sexta-feira (25), a partir das 8 horas da manhã, no Estádio Morenão. Os valores serão R$40 (inteira) e R$20 (meia). Parte dos ingressos foram adquiridos pelo Ceará. Outra parte será vendida horas antes do início da partida.