Nesta quarta-feira (4), o técnico Juan Pablo Vojvoda completa um ano à frente do Fortaleza. Vindo como uma aposta após se destacar no Union La Calera, o argentino de 47 anos conquistou a torcida com títulos, marcas impressionantes e uma forma de jogar ofensiva, que chamou atenção do futebol brasileiro.
Vojvoda chegou ao clube no dia 4 de maio de 2021 com a missão de colocar o Leão de volta aos eixos, após o quase rebaixamento da equipe para a Série B e os trabalhos abaixo da expectativa de Marcelo Chamusca e Enderson Moreira. E o impacto foi imediato.
Com uma equipe ofensiva, adaptações no esquema e jogadores assumindo novas funções, como o meia Lucas Crispim, que começou a ser um dos grandes destaques do time como ala-esquerdo, o argentino colocou o Tricolor do Pici rapidamente nos eixos e como um dos times mais legais de se assistir no futebol brasileiro.
Além do titulo cearense contra o arquirrival Ceará, o Fortaleza fez um grande início de Campeonato Brasileiro com Vojvoda, vencendo o Atlético-MG, clube que viria a se sagrar campeão, fora de casa (o que é, até hoje, a última derrota do Galo nos seus domínios desde aquele dia) e goleando o Internacional. O clube não saiu uma vez sequer do top 6 do torneio e alcançou a histórica e inédita vaga na Libertadores.
Na Copa do Brasil, o argentino também fez história. Com direito a classificação sobre o rival Ceará e o São Paulo, o Fortaleza alcançou, de forma inédita, as semifinais da competição. Mesmo sendo eliminado pelo Atlético-MG, que também viria a conquistar a taça, a campanha histórica ficou marcada.
Após um 2021 incrível, é natural o assédio de outros clubes. Porém, Vojvoda renovou com o Leão e ficou para 2022. Até o momento, mesmo com início ruim no Brasileirão, conquistou dois títulos: o tetracampeonato cearense e o bi da Copa do Nordeste, cravando ainda mais seu nome na história do clube.
Tudo isso elevou, querendo ou não, o patamar do Fortaleza, que é visto com cada vez mais respeito no futebol brasileiro, e o argentino é um dos principais responsáveis por isso. Em um ano, Vojvoda já escreveu vários capítulos grandes na história do clube e aumenta, cada vez mais, sua idolatria.
NÚMEROS DE JUAN PABLO VOJVODA NO FORTALEZA
76 jogos
39 vitórias
16 empates
21 derrotas
123 gols marcados
75 gols sofridos
Siga a Torcida K no Instagram, no Twitter e no Facebook. Não se esqueça de se inscrever no nosso canal do YouTube, deixar o seu like e, claro, ativar as notificações.