O Fortaleza vai a campo nesta quinta-feira (16) para mais um importante duelo no Campeonato Brasileiro. Fora de casa, o Tricolor encara o Avaí pela 12ª rodada do torneio, na Ressacada, em Florianópolis. O jogo, por si só, é importantíssimo para Leão do Pici, pois uma vitória pode retirar o clube da última posição do Brasileirão. Para conseguir o triunfo, a equipe se apega, dentre outras coisas, ao histórico positivo contra o clube catarinense.
Jogos entre Fortaleza e Avaí levam o torcedor tricolor a boas lembranças. A primeira – e talvez mais marcante – foi em 2004. Naquela temporada, o time tricolor, à época comandado por Zetti, chegou à última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro com apenas 2% de chance de conseguir o acesso para a elite do futebol brasileiro. Era preciso que o Brasiliense, já campeão do torneio e com a vida garantida, vencesse o Bahia em plena Fonte Nova. E assim aconteceu.
LEIA MAIS:
+ Avaí x Fortaleza: onde assistir, prováveis escalações, horário e arbitragem
Com poucos mais de 26 mil confiantes tricolores no Castelão, o Fortaleza venceu por 2 a 0 a equipe do Avaí. Os gols foram marcados por Marcelo Lopes e Ronaldo Angelim. O Tricolor de Aço voltava para a Série A, após ter sido rebaixado no ano anterior.

Outro duelo contra o leão catarinense, mas que também entrou para a história do clube, foi mais recente, em 2018. O ano já era especial para o Fortaleza. Afinal, o time voltava para a Série B após oito anos, tinha no comando Rogério Ceni e, para finalizar, era o centenário do tricolor.
Durante toda a disputa da segunda divisão, o Leão foi soberano. Liderou, praticamente, todas as rodadas. O acesso já havia ocorrido diante do Atlético/GO. Porém, faltava o desejo máximo da torcida: o título. E ocorreu, justamente, contra o Avaí, na 36ª rodada da Série B, no local do jogo de logo mais, o estádio da Ressacada.
Um empate já era suficiente, porém, nos minutos finais, Rodolfo entrou para a história do clube e marcou aquele que seria gol do primeiro título nacional leonino.

Siga a Torcida K no Instagram, no Twitter e no Facebook. Não se esqueça de se inscrever no nosso canal do YouTube, deixar o seu like e, claro, ativar as notificações.