O cearense Thiago Monteiro superou uma rodada dupla no mesmo dia para chegar até a semifinal do ATP 250 de Melbourne 1 – Great Ocean Road. Nesta sexta-feira (5), o tenista número 1 do Brasil e 83º do Mundo disputou duas partidas devido ao adiamento da programação do evento. É apenas a segunda vez que ele chega tão longe em um torneio nível ATP, antes apenas em 2018 no saibro de Quito.
Nas oitavas de final, Thiago encarou o jovem espanhol Carlos Alcaraz, de apenas 17 anos, e venceu por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/4) e 6/3. Horas depois, o cearense venceu o australiano Jordan Thompson, 52º. colocado do ranking mundial. O triunfo veio com um duplo 6/4.
A semifinal está prevista para este sábado (6). Monteiro terá pela frente o italiano Stefano Travaglia, 71º. do ranking mundial. A vaga na final será disputada 0h30. Quem passar do confronto entre o cearense e Travaglia enfrenta na final o vencedor do jogo entre o italiano Jannik Sinner (36º) e o russo Karen Khachanov (20º).
Preparação para o Australian Open: Melbourne está sediando dois ATP 250. Além do Great Ocean Road, há também o Murray River Open. Ambos são eventos preparatórios para o Grand Slam que começa no domingo (8). Thiago Monteiro será o único brasileiro na disputa da chave simples.