O técnico Guto Ferreira avaliou de forma positiva a atuação do Ceará, na noite deste domingo (4), quando o alvinegro venceu a equipe do Juventude por 2×0, na Arena Castelão, em jogo válido pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. De acordo com o comandante alvinegro, o Ceará fez, sobretudo na segunda etapa, um jogo de inteligência, administrando o resultado favorável e poderia ter saído de campo com um placar ainda mais elástico.
“A equipe trabalhou o primeiro tempo, esteve próximo de fazer o primeiro gol, mas não conseguiu. [No intervalo] A gente conversou, colocou que faltava mais um pouquinho de agressividade no último terço do campo, na hora que chegava próximo ao gol, e tivemos a felicidade de fazer o gol logo na sequência, logo no início do segundo tempo. O Saulo acabou fazendo o gol, e, na sequência, fizemos o segundo, o que nos trouxe mais tranquilidade. Aí soubemos administrar sem deixar de agredir, e, quando o Castilho foi expulso, aí nós tivemos uma postura de inteligênia, de gastar o tempo. Estivemos perto de fazer o terceiro gol. Infelizmente não conseguimos, mas a vitória, que é o mais importante, está aí e com isso a gente [está] subindo na tabela”, analisou.
Questionado sobre a postura dos últimos jogos, onde a equipe acabava por recuar após sair na frente do placar, Guto afirmou que não existe uma postura de retração padrão, mas que, muitas vezes, a qualidade do adversário, faz com que o time tenha dificuldades em propor o jogo e se ponha de forma mais compactada. “Nos jogos em que a gente foi para trás, na realidade, não fomos nós que fomos para trás. É a qualidade do adversário que nos empurrou para trás. Mas a gente nunca deixou de agredir, nunca deixou de atacar, e, hoje, nós tivemos força para manter o nosso adversário longe do nosso gol. Esse tipo de situação, de qualidade que nós tivemos na partida, tem tudo a ver com a característica do Juventude. Nós fizemos um jogo propositivo, no momento que tivemos que propor, reativo no momento em que tivemos que reagir. Nossa postura foi idêntica em todas as partidas. A característica do adversário é que é diferente”, explicou.
Contra o Flu, Guto ganha, pelo menos, dois reforços
O Ceará volta a campo na próxima quarta-feira (7), às 21h30, no Maracanã, quando enfrenta o Fluminense, pela 10ª rodada da Série A. O comandante alvinegro ganha, a princípio, pelo menos duas opções para montar a equipe: o lateral-esquerdo Bruno Pacheco, que cumpriu suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo no jogo contra o Bragantino, e o atacante Cléber, que também cumpriu suspensão contra o Juventude, mas por expulsão, também na partida diante da equipe paulista.
Comentários 1