A Confederação Brasileira de Futebol realizou nesta sexta-feira (26) o congresso técnico da Série C do Campeonato Brasileiro 2021. Nesta edição, a competição terá dois representantes cearenses: Ferroviário e Floresta, que foi vice-campeão da Série D. A tabela da competição reservou o encontro entre o Tubarão da Barra e o Verdão da Vila para a última rodada de cada turno.
- Grupo A: Altos-PI, Botafogo-PB, Ferroviário-CE, Floresta-CE, Jacuipense-BA, Manaus-AM, Paysandu-PA, Santa Cruz-PE, Tombense-MG e Volta Redonda-RJ.
- Grupo B: Botafogo-SP, Criciúma-SC, Figueirense-SC, Ituano-SP, Mirassol-SP, Novorizontino-SP, Oeste-SP, Paraná-PR, São José-RS e Ypiranga-RS.
Através de videoconferência, os representantes dos 20 clubes da Série C participaram da reunião que definiu os detalhes desta edição. A regra que limita a troca de técnicos foi aprovada de forma unânime pelas equipes. A restrição também foi aprovada nas outras duas principais divisões do futebol nacional.
A fase de grupos acontecerá entre os dias 29 de maio e 26 de setembro, totalizando 18 datas. O quadrangular da segunda fase está previsto para acontecer entre 2 de outubro e 11 de novembro, com seis datas reservadas. A final, entre os primeiros colocados de cada novo grupo da segunda fase, acontecerá nos dias 14 e 21 de novembro.
A estreia do clube coral será contra o Botafogo/PB, em João Pessoa. Já o time da Vila Manoel Sátiro recebe a Jacuipense. Data, local e horário de ambas as partidas ainda serão detalhadas pela CBF.
Duelo cearense: o mando do primeiro turno será do Floresta, com o jogo previsto para o último final de semana de julho. No segundo turno, o Ferroviário será o mandante, com data inicialmente marcada para 26 de setembro.
Sobre a nova regra de técnicos:
O clube iniciará o Brasileirão com um técnico inscrito e, caso demita este treinador, poderá inscrever o segundo e último profissional para temporada. Em caso de uma segunda demissão, o profissional substituto tem que estar trabalhando no clube, há pelo menos seis meses. Agora, caso o treinador peça demissão, o clube não sofrerá limitação para inscrever um novo. Já o técnico que pedir demissão só poderá ser inscrito por mais uma equipe na mesma competição.
Sobre o regulamento:
Neste ano, a Série C repetirá o mesmo formato estabelecido em 2020. Os 20 clubes foram divididos em dois grupos, com dez times cada. Na Primeira Fase, as equipes se enfrentam dentro do próprio grupo em turno e returno. Ao fim das 18 rodadas, os quatro melhores de cada chave se classificam para dois quadrangulares. Os times se enfrentam dentro de seus grupos em ida e volta. Os dois melhores colocados de cada chave conquistam o acesso para a Série B em 2022 e os líderes avançam para a disputa da Final, também em ida e volta.
Comentários 2