As últimas notícias antes do início do jogo indicavam que o técnico Enderson Moreira teria dificuldades a mais em sua estreia, neste sábado (09/01), na Arena Castelão. No jogo contra o time misto do Grêmio, o novo comandante tricolor teve mais duas baixas por conta da Covid-19 – além das outras 10. O goleiro Marcelo Boeck e o atacante Ederson testaram positivo para a doença, diminuindo as opções no banco de reservas.
Com a bola rolando, Fortaleza e Grêmio ficaram no 0 a 0. O empate deixa o Tricolor do Pici com 32 pontos, em 15° lugar. O time gaúcho dorme em 5°, com 49.
O jogo
Como era de se esperar – diante de tantos desfalques e da posição desconfortável na classificação – o Fortaleza começou adotando uma postura cautelosa. O Grêmio, por sua vez, buscou se valer da fragilidade do adversário com posse de bola e ataque. E chegou com perigo pela primeira vez aos 8 minutos. A bola defendida por Felipe Alves sobrou para Churín, que chutou sem goleiro, mas Wanderson conseguiu salvar o tricolor cearense.
Apesar do domínio gaúcho, o Fortaleza conseguia se defender bem e, por vezes, aproveitou espaços para contra-atacar. Aos 12, Wellington Paulista chutou, Paulo Victor defendeu e, se Gabriel Dias tivesse acertado a pontaria, teria feito um belo gol. A resposta do Grêmio veio pouco tempo depois com Pepê, que chutou forte e acertou a rede pelo lado de fora.
A figura só melhorou para os cearenses quando estes passaram a marcar a saída de bola adversária. O jogo equilibrou e o Fortaleza passou a atacar mais. E foi exatamente no melhor momento do Leão na primeira etapa que o Grêmio criou sua melhor oportunidade. Aos 45, Paulo Victor teve que fazer grande defesa. Na sobra, Churín lançou Pepê que, por cobertura, fez o que seria um golaço. Seria porque o VAR anulou, alegando impedimento.
O segundo tempo começou com um Fortaleza diferente, tomando a iniciativa logo no primeiro minuto com Wellington Paulista, que finalizou para fora. Osvaldo levou maior perigo minutos depois, só parando na defesa de Paulo Victor. A primeiro chance do Grêmio no segundo tempo só veio em cobrança de falta de Pinares, que bateu por cima do travessão. Depois, Rodrigues aproveitou cruzamento de Alisson pra finalizar também com perigo. Quem arriscou por último foi o Grêmio, com Ferreirinha, para grade defesa de Felipe Alves. Fortaleza 0, Grêmio 0.
O Tricolor cearense volta a jogar domingo (17/01), contra o Internacional, fora de casa. O gaúcho pega o Palmeiras, sexta (15/01), também fora.
Ficha técnica
Local: Arena Castelão, Fortaleza
Arbitragem: Jefferson Ferreira de Moraes
Assistentes: Cristhian Passos Sorence e Leone Carvalho Rocha
Quarto árbitro: Antonio Magno Lima Cordeiro
Fortaleza: Felipe Alves; Gabriel Dias, Paulão, Wanderson, Carlinhos; Felipe, Ronald (Derley), João Paulo (Yuri César); Romarinho, Wellington Paulista (Igor Torres), Osvaldo (Bruno Melo). Téc.: Enderson Moreira
Grêmio: Paulo Victor; Victor Ferraz, Paulo Miranda, Rodrigues, Bruno Cortez; Lucas Silva (Darlan), Matheus Henrique, Pinares (Thaciano); Pepê, Churín (Ferreira), Alisson. Téc.: Renato Portallupi.
Comentários 1