Faltando um dia para o jogo decisivo da Copa do Nordeste, a organização da competição promoveu nesta sexta-feira (7) a Coletiva da Final, em uma live que contou a presença de quatro integrantes dos clubes finalistas do torneio. Representando o Ceará, o técnico Guto Ferreira e o goleiro Richard. Já pelo lado do Bahia, o treinador Dado Cavalcanti e o meia Rodriguinho. O troféu da “Lampions” e a medalha de campeão também marcaram presença no evento.
A live contou com perguntas de jornalistas e torcedores por meio das redes sociais. Chegando em mais uma final do Nordestão invicto, com seis jogos sem levar gols e realizando uma boa campanha na Copa Sul-Americana, Guto Ferreira respondeu qual era o principal trunfo do Ceará na temporada: “Eu acho que a coesão do grupo. A vontade do grupo de trabalhar sempre em equipe, procurar sempre fazer o melhor. Se preparar muito. Agora, todas essas estatísticas, todos esses resultados, não se a gente não fizer nessa 90 minutos. Com todo respeito ao Bahia, nós temos que fazer, mais 90 minutos melhores do que nós fizemos no primeiro, pra poder alcançar nosso êxito, nosso objetivo, que é ganhar mais uma vez a Copa do Nordeste”, respondeu o treinador.
Desde que chegou ao Ceará em 2020, Guto elevou o patamar da equipe. Além de ser campeão da Copa do Nordeste na última temporada, o treinador levou o Vovô de volta a uma competição Sul-Americana por realizar ótima campanha no Campeonato Brasileiro. O sucesso de Guto Ferreira no Alvinegro fez com que times de fora do estado cogitassem sua contratação e a imprensa o colocasse entre os melhores treinadores do país. O técnico respondeu se o atual trabalho era o melhor de sua carreira: “Eu acho que a gente vive um grande momento sim, mas a gente tem esse momento porque a nossa equipe está em um grande momento. Então na realidade, o nosso trabalho vai até um certo ponto. O sucesso daqueles comandados é que acabam transferindo o sucesso para você. A gente já teve grandes trabalhos, em um nível de dificuldades muito maior e que talvez não tenha tido a repercussão que estar tendo no momento do Ceará. Em termos de repercussão, o momento do Ceará é especial”.
Um dos principais responsáveis pela boa temporada do Ceará é o goleiro Richard. Menos vazado da competição com apenas três gols sofridos, o arqueiro Alvinegro foi batido apenas uma vez nos últimos oito jogos. Com o Vozão jogando pelo empate para ser campeão, o clube certamente conquistará a taça se mais uma vez Richard não sofrer gol. O goleiro falou sobre a responsabilidade, e enalteceu todo o elenco: “A gente leva isso pra todo jogo. Esse é o nosso papel, a gente estar ali para ajudar ao clube, aos meus companheiros que se doam ao máximo. Fico feliz sempre quando posso ajudar. Esse é um trabalho de toda equipe e começa lá da frente (ataque)”, respondeu o goleiro.
O ponto alto da live ficou para o final, quando os dois treinadores trocaram perguntas. Primeiro, Dado perguntou a Guto qual das três jogadas ensaiadas feitas pelo Ceará no escanteio o treinador alvinegro mais gosta. Escondendo o jogo, Guto disse que o clube ensaiou outras jogadas: “Você sabe que o André (auxiliar-técnico de Guto), treinou aquelas três e depois pelo menos mais cinco diferentes. A que vai ser executada naquela partida, vai depender muito de como tiver a partida”, respondeu em tom de brincadeira o técnico do Ceará.
Na pergunta de Guto, o comandante do Vovô, outra vez descontraído, perguntou qual seria a estratégia escolhida pelo treinador do Bahia. Dado Cavalcanti também respondeu em forma de brincadeira: “É a famosa tática da padaria. Ataca em bolo e defende em massa. Essa é a programação para amanhã”, finalizou o treinador da equipe baiana.
Ceará e Bahia entram em campo neste sábado (8), às 16 horas, na Arena Castelão.
Veja a coletiva completa:
Vamos pra cima deles Vozão!