Com mais frustrações do que felicidades em 2021, o Ferroviário já iniciou a pré-temporada 2022. Com saídas e chegadas de atletas e membros da comissão técnica, o clube já iniciou os planos para chegar no ano que e iniciar as competições estando melhores, mais fortes e mais preparados para brigar pelo principal objetivo do clube no próximo ano: acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. Em entrevista exclusiva ao portal Torcida K, o presidente coral Newton Filho fez uma avaliação sobre a última temporada, lamentou eliminações onde o Peixe foi prejudicado pela arbitragem, e revelou que busca fortalecer com sua equipe para entrar com força por uma vaga na Segundona de 2023.
Sem tempo para ficar sofrendo pelo que houve nessa última temporada e já olhando para o ano que estar por vir, Newton Filho pretende fazer totalmente diferente. Com o elenco já tendo iniciado os treinamentos desde o início da semana passada, as contratações para a comissão técnica e jogadores já estão sendo feitas. Com quatro certames distintos a serem disputados pelo Peixe, a diretoria permaneceu com a base do elenco desse ano e continuará contratando, mas com os “pés no chão” e de acordo com as necessidades da equipe para alcançar degraus mais elevados.
“Que em 2022 possamos ter um ano em que a gente consiga nosso objetivo principal que é o acesso à Série B, é isso que buscamos. Estamos trabalhando desde o início focados. Depois de alguns anos, estamos iniciando um ano em que mantemos uma boa base do elenco do ano anterior e precisamos de mais algumas peças em alguns setores. Estamos atentos ao mercado, mas com muito equilíbrio e paciência para trazer as peças certas para as posições que precisamos para que a gente consiga nosso objetivo que é o acesso, é o que vamos brigar”, declarou o presidente.
Campeão da Série D do Campeonato Brasileiro em 2018, os corais buscam manter uma crescente regular a cada temporada. Tanto no futebol quanto no quesito financeiro. É preciso ressaltar que uma coisa está atrelada à outra, já que as cotas de um clube só crescem com uma evolução dentro do campo com melhores campanhas nas competições e conseguindo se classificar para fases seguintes de torneios de mata-mata. Eliminado duas vezes no ano em jogos onde tiveram falhas de arbitragem, o dirigente Newton Filho lastimou esses casos que atrapalharam bastante os planos de seu clube na temporada. Na Copa do Brasil, o Tubarão caiu para o América-MG na segunda fase após erro absurdo da arbitragem ao invalidar um gol legal de Adilson Bahia. Na ocasião, o atacante converteu uma cobrança de pênalti e, mesmo a bola tendo ultrapassado a linha, o gol foi anulado. Consequentemente, os cearenses deram adeus à competição e deixaram de receber R$ 1,7 milhão de premiação.
Também desclassificado no Estadual em partida com nova falha de arbitragem, o Ferroviário fez um ótimo primeiro turno e terminou como líder, mas acabou se despedindo do certame na semifinal em derrotado para o Ceará. Na partida, Adilson Bahia até marcou para o Peixe, mas o lance foi anulado erroneamente por impedimento e os corais terminaram derrotados por 3 a 0 para o Ceará.
“O ano começou muito bom com as conquistas da Fares Lopes, referente a 2020, primeiro turno do Campeonato Cearense, primeira fase da Copa do Brasil. Infelizmente, na segunda fase todos sabem que o Ferroviário passou contra o América-MG, mas uma decisão injusta nos tirou da próxima fase. E no Campeonato Cearense também um erro de arbitragem que nos prejudicou na semifinal”, criticou Newton Filho.
Nas eliminatórias da Copa do Nordeste e Série C, as coisas também não foram muito diferentes. Após golear o Juazeirense-BA por 4 a 0 na etapa anterior, os corais perderam para o Floresta por 4 a 3 nos pênaltis e viram o Lobo da Vila Manoel Sátiro ficar com a vaga para o torneio em 2022. Na disputa nacional, o Peixe terminou na sexta posição e sequer conseguiu passar para à segunda fase.
“Tivemos um Campeonato Brasileiro em que tivemos chances, chegamos até a última rodada com chances de classificação. Infelizmente, a classificação não veio. Na pré-Copa do Nordeste não conseguimos nosso objetivo, que era a classificação. Foi uma desclassificação dolorida. Tínhamos condições de chegar, mas o futebol tem dessas coisas. Tem dias que a bola não entra, não converte um pênalti, acaba falhando e o resultado não vem”, lamentou o dirigente.
Com planos maiores e com a pré-temporada já iniciada, o Ferroviário disputara Campeonato Cearense, Copa do Brasil, Série C do Brasileiro e Fares Lopes no próximo ano. A estreia do Peixe em 2022 acontece no dia nove de janeiro, num domingo. O adversário será o Iguatu pela primeira rodada do Estadual. Jogo será às 16h, no Morenão.