Camisa Clássica – Por Júnior Ribeiro
A 28ª rodada da Série A terminou com duas derrotas para os clubes cearenses. Na quarta-feira, o Fortaleza foi derrotado pelo Sport no último jogo de Marcelo Chamusca e, na quinta, o Ceará perdeu oportunidades e acabou superado pelo Internacional. Restando dez jogos para o fim do campeonato, os rivais têm pela frente adversários da parte de cima da tabela e concorrentes diretos pelos seus objetivos, que neste momento são distintos.
Vindo de uma péssima sequência, o Fortaleza demitiu Chamusca e agiu rápido, anunciando Enderson Moreira. Ainda com Rogério Ceni, o Leão buscava se firmar na briga pela Sul-Americana, mas os tropeços acumulados nos momentos finais com o antigo técnico e o mal momento com o seu substituto colocaram a equipe na briga contra o rebaixamento. Soma-se a isto, a tentativa de recuperação dos concorrentes diretos pela permanência na elite, o Goiás vindo de duas vitórias e o Vasco tentando se reerguer com Luxemburgo.
Já o Ceará, bateu o Fortaleza no Clássico-Rei e empatou fora com o Santos antes da derrota para o Inter. O alvinegro tem neste momento o objetivo de garantir vaga na Sul-Americana e quem sabe sonhar com algo mais, dependendo das mudanças nas vagas continentais. Porém, o 2 a 0 para o colorado jogou um balde de água fria e trouxe o time de volta a realidade, que é buscar inicialmente se garantir na Série A e, em seguida, pensar nos anseios continentais.
Analisando o momento do Fortaleza, os três próximos jogos serão fundamentais. Grêmio, em casa neste sábado, Internacional fora, e o Santos, novamente como mandante. A margem de erro é mínima, o clube tem 31 pontos contra 29 do Vasco e 28 do Bahia, primeiro dentro do Z-4. O Cruzmaltino encara o frágil Botafogo na próxima rodada, enquanto que o Bahia visita o Atlético-GO fora de casa. Como a final da Copa do Brasil acontecerá apenas em fevereiro, o tricolor gaúcho concentrará suas forças no Brasileiro, tendo a semana seguinte de folga.
Em qualquer cenário, serão jogos complicados. Ainda mais levando em consideração que Enderson Moreira terá que conhecer e buscar adaptar seu estilo de jogo ao elenco do Fortaleza. Rogério Ceni tinha uma estratégia bem definida, Chamusca tentou emular em alguns momentos, já na reta final realizou alterações e testou esquemas e peças, não deu certo. Chamusca deixa o Fortaleza com quatro derrotas, quatro empates e apenas uma vitória. Enderson terá que fazer valer o “fato novo” para que o Leão chegue nos confrontos diretos contra Atlético-GO, Vasco e Bahia ainda com fôlego para ficar acima da temida 17ª colocação. O novo técnico chega questionado pela torcida principalmente pelo terrível retrospecto no Goiás, com três empates e sete derrotas. Uma das explicações pela sua escolha se dá pela escassez de outros nomes neste momento, principalmente para assumir um trabalho na reta final do Brasileiro.
O Ceará está bem próximo de superar a pontuação alcançada em 2019. O alvinegro possui 36 pontos atualmente contra os 39 somados na temporada em questão. Desta vez, a equipe de Guto Ferreira busca se consolidar na briga por vaga na Sul-Americana. Porém, é necessário antes superar a barreira dos 40 pontos para finalmente deixar de pensar na “zona da confusão”. O próximo adversário será o Flamengo, no Maracanã. Na sequência, Bragantino no Castelão e Goiás, fora de casa. O fator eficiência precisa aparecer no duelo contra o clube carioca para tentar surpreender e voltar com pontos. Os outros dois jogos são ainda mais fundamentais, adversários acessíveis. A tabela ainda reserva confrontos interessantes contra Coritiba e Botafogo, tais jogos já nas duas últimas rodadas.
O desafio do Ceará neste último terço do campeonato é manter o ritmo e buscar a melhor colocação possível dentro da zona da Sul-Americana. Por outro lado, o desafio do Fortaleza é dar uma resposta rápida e se afastar da zona de rebaixamento. As peças individuais serão fundamentais neste momento crucial, seja David, Romarinho, Osvaldo e Wellington Paulista pelo Fortaleza. Além de Vina, Luiz Otávio, Fernando Sobral e um saudável Felipe Vizeu no lado do Ceará.
Próximos jogos do Fortaleza: Grêmio (C), Internacional (F), Santos (C), Atlético-GO (F), Atlético-MG (F), Coritiba (C), Vasco (C), Palmeiras (F), Bahia (C) e Fluminense (F).
Próximos jogos do Ceará: Flamengo (F), Red Bull Bragantino (C), Goiás (F), Palmeiras (C), Athletico (C), Corinthians (F), São Paulo (F), Fluminense (C), Coritiba (F) e Botafogo (C).
*Coluna publicada às sextas-feiras.