Ponto forte do Ceará na temporada, a jogada aérea da equipe ganhou mais um protagonista. O zagueiro Gabriel Lacerda, cria da base alvinegra e que vem se firmando na equipe titular de Guto Ferreira, sobretudo após a ausência do zagueiro Luiz Otávio, marcou dois gols de cabeça nos últimos quatro jogos e se junta a nomes como Messias, Luiz Otávio, Jael, Klaus e Cleber como especialistas no recurso.
O jovem atleta, de 21 anos, revela que já vinha trabalhando este fundamento durante os treinamentos e que fica feliz em ser mais uma opção em bolas paradas para o alvinegro. “Eu tenho trabalhado muito o cabeceio nos treinos e sabia que isso era questão de tempo acontecer. Creio que isso possa ser uma arma super ofensiva para o grupo e vai, querendo ou não, me ajudar e ajudar a todo o grupo”, disse.
Por vir se destacando neste tipo de jogada, o defensor alvinegro disse que espera sofrer uma marcação mais cerrada, quando subir para a área adversária, porém, isso pode abrir novos espaços para outros jogadores do time estejam próximos dele. “Eles [defensores adversários] vão ficar mais atentos, aliás, já ficam. No jogo contra o São Paulo, eu conhecia muitos jogadores do outro lado, e contra o Red Bull também, então eles sempre ficavam muito atentos, colocavam um cara para marcar individualmente, para fazer o bloqueio mais forte. Agora vai dobrar a atenção por eu ter feito dois gols e isso, querendo ou não, pode ajudar muito a gente”, projetou.
Questionado no início, por algumas atuações irregulares e erros individuais, o defensor conta que a sequência de jogos tem o ajudado a amadurecer e que a confiança do técnico Guto Ferreira tem sido fundamental para isso. “Desde o ano passado, eu venho trabalhando muito, o Guto me deu essa confiança de jogar, sempre me deu essa confiança e eu acho que quanto mais joga, você vai pegando mais bagagem, mais ritmo, mais experiência. Teve uma época que eu joguei pelo Sub-23, pelo Cesrense, então isso foi me ajudando muito a pegar maturidade, a melhorar a cada dia. Eu trabalho dentro e fora de campo todos dia e isso tem me ajudado muito para que eu possa dar continuidade, a continuar me destacando, mas não apenas na parte ofensiva, pois isso é uma consequência, mas principalmente na parte defensiva também”, afirmou.
Lacerda também elogiou seu atual companheiro de zaga, o zagueiro Messias. Segundo ele, o capitão alvinegro tem lhe dado bastante orientação, conselhos e até mesmo algumas broncas. “O Messias chegou aqui e parecia que eu conhecia ele há dois ou três anos, já. Ele é um cara que se dá muito bem com a rapaziada, comigo também, e eu lembro de um dia em que a gente ficou, depois do treino, conversando até a noite. Ficamos uns 30 a 40 minutos conversando e ele conversou comigo sobre a carreira dele, sobre a experiência lá fora, e agora a gente conversa ainda mais, principalmente dentro de campo, onde ele tem conversado, às vezes dado até uns gritos, a gente se cobrando muito ali para que a gente possa sair do jogo sem tomar gols e fazendo uma partida consistente”, falou.
Defensor projeta vencer dois próximos jogos
Com relação aos dois próximos compromissos do Vovô, quando encara Fluminense e Cuiabá fora de casa, os planos de Lacerda são ambiciosos. O zagueiro foi taxativo em dizer que o time vai em busca dos seis pontos e ressaltou o foco da equipe para conseguir sua primeira vitória longe de casa na Competição. “A gente quer vai buscar os seis pontos. A gente quer voltar com os seis pontos na bagagem. A gente não ganhou fora de casa ainda. Ainda! Mas eu creio que, agora, vamos voltar para casa com os seis pontos”, finalizou.
Nesta quarta, às 21h30, o Ceará encara o Fluminense, em São Januário. Já no domingo, é a vez do Vovô encarar o Cuiabá, às 18h15, na Arena Pantanal