A nona rodada do Campeonato Brasileiro da Série D chega a nona rodada para os três representantes cearenses neste sábado (31). Em situações distintas na tabela, as equipes entram em campo objetivos diferentes entre si. Enquanto o Guarany busca recuperar a liderança do grupo, o Atlético-CE tenta se manter no G4 e o Caucaia luta por uma vitória para deixar a vaxaminosa última colocação de seu grupo.
Após derrota, Bugre quer recuperar liderança
Em Sobral, o Guarany quer, a todo custo, se recuperar da derrota sofrida para o Juventude-MA, na última rodada. O revés, inclusive, custou ao Bugre a liderança do grupo A2 da competição, que, agora, tem o 4 de Julho como líder. Para recuperar a ponta da tabela, o Guarany precisa vencer o Imperatriz, neste sábado, às 15h30, no estádio do Junco, em Sobral, e torcer por uma derrota da equipe piauiense.
O técnico Vladimir de Jesus terá o retorno do volante Danilo Cirqueira e do lateral-esquerdo Matteus, que cumpriram suspensão na última partida. Em contrapartida, Alex Maranhão, liberado para resolver assuntos particulares, e Hulk, entregue ao DM do clube, desfalcam o Cacique do Vale.
Os trabalhos visando à partida foram encerrados na manhã desta sexta-feira (30).
Atlético busca pontuar fora e se manter no G4
O Atlético Cearense contou com uma combinação positiva de resultados na última rodada e retornou ao G-4 do grupo A3. Com 11 pontos, a Águia da Precabura está na terceira colocação, mas Campinense, Sousa e Treze têm o mesmo número de pontos e ocupam a quarta, quinta e sexta posições, respectivamente.
O Campinense, inclusive, é o próximo adversário da Águia. As duas equipes se enfrentam também no sábado, às 15h, no estádio Amigão, em Campina Grande. No primeiro turno, a Raposa levou a melhor e venceu o time cearense por 3×2 no Domingão.
O técnico do Atlético, Raimundo Vagner, viu pontos positivos no confronto entre as duas equipes, mas reconhece que é preciso um melhor desempenho para conseguir um bom resultado nos domínios do adversário. “No último terço do jogo a gente criou muito, atacou muito. Eu acho que eles sentiram um pouco, não sei se pelo sol ou pelo campo daqui, que é muito grande e ele sentiram um pouco. A gente poderia ter saído daqui pelo menos com um empate mas não podemos menosprezar o resultado, o resultado foi favorável pra eles e a gente tem que entender que exige melhora do nosso trabalho dentro do campo, e é isso que a gente vai fazer”, analisou.
Caso vença o Campinense, a equipe pode até mesmo chegar à vice-liderança da chave. Porém, uma derrota pode fazer a Águia despencar para a sexta posição.
Caucaia luta para deixar lanterna e por dignidade na competição
O Caucaia não vive uma boa temporada. Desde a paralisação ainda no Campeonato Cearense devido à pandemia, o clube perdeu muitos atletas e acumulou prejuízos financeiros. A solução foi fazer um time modesto, porém pouco competitivo. O resultado, em campo, tem sido trágico. Além de uma segunda fase para ser esquecida no estadual, a Raposa Metropolitana tem padecido de sucessivos vexames na Série D.
Com o pior saldo de gols entre todas as divisões do Campeonato Brasileiro, o Caucaia é o lanterna do Grupo A3, com apenas 5 pontos ganhos e, só nas últimas 3 partidas, sofreu 14 gols.
Como a classificação parece ser algo improvável, deixar a lanterna do torneio já é um bom começo para a equipe. E para isso, uma vitória neste sábado, às 16h, contra o Sousa-PB, no estádio Raimundo de Oliveira, em Caucaia, é algo fundamental. Na partida de ida, em Sousa, o Caucaia sofreu uma humilhante derrota por 7×0. Além de vencer o Dinossauro, o Caucaia precisa contar com uma derrota do Central, em casa, para o ABC, para poder deixar a incômoda última colocação.