A Federação Cearense de Futsal comunicou na manhã desta segunda-feira (21) o falecimento de Júlio César Vieira Lima, uma das personalidades mais importantes da história do Futsal. Tendo atuado em diversos setores dentro do antigo esporte da “bola pesada”, César Vieira se destacou principalmente como técnico, sendo o mais vitorioso do Estado do Ceará.
À beira da quadra, foi treinador do América, CEM, Francisco Lorda, Sumov, Bandep, Perdigão, Círculo Militar e Banfort, além da Seleção Brasileira. Foi campeão brasileiro de Clubes pelo Sumov em três oportunidades: 1972, 1980, 1982. No Futsal estadual conquistou vários títulos pelas equipes que comandou.
Pela Seleção Brasileira, conquistou dois títulos mundiais, em 1982 e 1985, ambos organizados pela FIFUSA. Na primeira final, o Brasil venceu o Paraguai por 1 a 0. Três anos depois, na Espanha, a Seleção bateu o país sede na decisão por 3 a 1 no Palácio dos Esportes, em Madrid. Também pela Seleção Brasileira foi bicampeão Pan-Americano (1980/1984) e campeão Sul-Americano (1986).
César Vieira participou da fundação da Federação Cearense de Futebol de Salão e integrou a primeira diretoria da entidade. Dentro do esporte marcou presença em todas as áreas: atleta, dirigente, árbitro e treinador. Até o ano de 2019 ocupou o cargo de vice-presidente da FCFS.