Zagueiro do Ceará desde 2017, ano em que o clube conseguiu o acesso de volta à Série A do Brasileirão, Luiz Otávio fez uma análise sobre o Alvinegro de 2021 e vê a temporada como positiva. O defensor disse, em coletiva realizada nessa terça-feira (7), na sede do clube em Porangabuçu, que o Vovô montou um elenco forte que lutou bravamente pelos objetivos do clube, mesmo tendo tido frustrações em alguns. Luiz Otávio também comentou sobre as chances do Ceará se classificar à pré-Libertadores 2022.
No ano de maior investimento financeiro em montagem de elenco da história do clube, o Alvinegro iniciou a temporada 2021 para disputar cinco competições: Campeonato Cearense, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Sul-Americana e Brasileirão. Finalista no Estadual e Nordestão, o Vovô caiu na terceira fase da Copa do Brasil e não passou da primeira fase na disputa internacional. Na Série A, o Alvinegro chegou a ficar 11 jogos sem perder quando ainda era comandado por Guto Ferreira, sendo sete empates e apenas quatro vitórias, mas a queda de rendimento da equipe deixou insustentável a permanência do técnico. Tiago Nunes teve um início de trabalho conturbado, mas conseguiu impor seu estilo ao elenco e o time teve uma crescente na reta final. Mesmo não dependendo mais apenas somente de si, o Alvinegro briga por uma vaga na pré-Libertadores do próximo ano.
“Minha análise pessoal, e se eu estivesse olhando de fora, feliz por tudo o que o Ceará conquistou e disputou. Esse ano a gente conseguiu chegar às finais, mas, infelizmente a gente não conseguiu ter vencido, caso do Estadual e da Copa do Nordeste. Na nossa volta à uma competição internacional, a gente também começou muito bem, lutamos até o final em busca da classificação, mas, infelizmente também não veio. Foi um ano que, de fato, o clube mudou de patamar. Montou um elenco forte que brigou em todas as competições”, disse Luiz Otávio.
O zagueiro comentou sobre as campanhas do time Sub-23, vice-campeão do Brasileirão de Aspirantes, e da equipe feminino, que venceu o Campeonato Cearense sobre o Fortaleza, no último domingo (5), afirmando que o clube teve uma boa temporada em todas as categorias. Luiz Otávio também ressaltou que foi um ano em que vários atletas tiveram oportunidade.
“Uma temporada em que muitos jogadores foram utilizados e todo mundo pôde dar sua contribuição e o seu melhor. O Ceará sempre foi muito forte quando esteve em campo. Não só nosso grupo aqui, mas os aspirantes também, o futebol feminino conseguiu mais um título. Foi uma temporada muito positiva. A gente já conseguiu a classificação para à Sul-Americana mais uma vez”, disse.
Com o empate sem gols com o América-MG, na última rodada da Série A, o Vovô perdeu a chance de deixar encaminhada sua classificação à pré-Libertadores 2022. Agora, não dependendo apenas mais apenas de seu resultado, o Alvinegro ainda tem chances matemáticas de conseguir uma vaga no torneio. Para isso, terá de vencer e torcer contra América-MG e Atlético-GO. Um empate também pode classificar a equipe de Tiago Nunes, desde que Coelho e Dragão não pontuem.
Luiz Otávio afirma acreditar que o Ceará possa sim conseguir conquistar a vaga, mas, para isso, antes de pensar em “secar” os adversários, sua equipe precisa fazer seu papel e conquistar os três pontos diante do Porco, que entrará em campo com a equipe Sub-20.
“Se nós não fizermos nossa parte e não acreditarmos, jamais a gente vai poder fazer o sonho virar uma realidade. A gente queria ter vencido o jogo, mas acabou que não vencemos um jogo em casa que daria um grande passo. A gente sabe que temos totais condições de fazer um grande jogo contra o Palmeiras e sair de lá com um resultado positivo e a classificação. Não adianta nada fazer a nossa parte e torcer para os outros tropeçarem. O principal é a gente fazer nossa parte”, finalizou.