O Fortaleza lançou na noite desta terça-feira (2) os novos uniformes para a Copa do Nordeste 2021. O padrão que será utilizado pelos jogadores se chama ‘Luar’, enquanto que o de goleiro foi nomeado de ‘Sertão’. As camisas foram desenhadas através das mãos do Mestre da Cultura do Estado, Espedito Seleiro. O Tricolor de Aço fará a estreia das novas peças diante do CRB, nesta quarta-feira (3), na Arena Castelão.
“O novo manto é uma homenagem para todos, os mestres da cultura do Nordeste e aos guerreiros do sertão, que enfrentam todas as adversidades com força, fé e sempre com um sorriso no rosto”, informou o Fortaleza explicando o conceito das novas camisas.
Bruno Bayma, gerente de projetos e responsável pelo design dos uniformes, comentou sobre a temática: “A escolha foi por ser um mestre da cultura do Nordeste, e o pessoal da parte de arquitetura e de design interiores ser louca por ele. Conversando com o mestre, já sabia que ele era torcedor do Fortaleza, mas que ninguém tinha se lembrado de fazer algo com os seus arabescos ou desenhos junto com um clube de futebol. Fiz o convite, ele topou na hora fazer uma camisa do Fortaleza, um gibão para o clube.”
O clube também fez um breve relato sobre Espedito Seleiro, artista que desenhou as novas camisas:
Espedito Seleiro é de Nova Olinda/CE, onde fica seu ateliê que virou um ponto turístico da cidade. O mestre da cultura tradicional popular entrega seus traços da memória da história do couro ao Leão na originalidade das vestimentas do vaqueiro e do cangaço em nosso novo uniforme para a Copa do Nordeste 2021.
O trabalho de sua família atravessou gerações fabricando sela, gibão, botas do homem da caatinga no qual se iniciou com o pai de Espedito, na criação de gibões, materiais e adereços de couro de Lampião, Maria Bonita e seu bando.
Espedito Seleiro é considerado um Tesouro Vivo da Cultura em 2008 pela Secretaria da Cultura do Estado (Secult) por seu trabalho de artesão de couro e em 2017, recebeu o título de Notório Saber pela Universidade Estadual (Uece), além do Sereia de Ouro em 2019. Seus traços sempre são vistos em filmes, novelas, seriados, na moda, no design e em grandes desfiles, como no São Paulo Fashion Week.
Comentários 1