O acesso do Atlético para a Série C abriu uma nova vaga para o futebol cearense na Série D 2022. O Icasa, sétimo colocado do Estadual nesta temporada, retorna a uma competição nacional. Com isso, o Estado do Ceará terá oito equipes nas quatro principais divisões do futebol brasileiro.
+ Com show de Carlão, Atlético Cearense brilha em Araraquara e conquista acesso à Série C
- Fortaleza
- Ceará
- Ferroviário (Série C)
- Floresta (Série C)
- Atlético (Série C)
- Pacajus (Série D)
- Crato (Série D)
- Icasa (Série D)
Pacajus e Crato já tinham garantido vaga na Série D através do Cearense 2021. O Atlético também possuía sua vaga na quarta divisão para 2022. Porém, com o acesso para a terceira, a vaga ficou com o Icasa. Além de Ceará e Fortaleza, são mais três times na Série C e outros três na Série D.
Vale lembrar que o Romeirão, em Juazeiro, está em reta final de reconstrução. A nova arena tem previsão de entrega para o final do ano e terá capacidade para 17 mil torcedores. A expectativa para o Icasa é utilizar o novo estádio no Cearense e na Série D 2022.
O acesso do Atlético aconteceu de forma emocionante, diante da Ferroviária/SP. Na Fonte Luminosa, empate por 0 a 0 e classificação nos pênaltis, com destaque para o goleiro Carlão, que pegou quatro penalidades.