O presidente do Ferroviário, Newton Filho, criticou duramente o veto da Arena Castelão para o jogo do Ferroviário diante da Juazeirense, pela segunda fase da Pré-Copa do Nordeste. A partida, que está prevista de acontecer no próximo dia 19, às 21h30, seria na Arena Castelão, segundo desejo do Ferrão, porém o uso do equipamento pelo Peixe nesta data foi vetado pela Secretária do Esporte e Juventude (Sejuv).
O veto irritou o presidente Coral, que, devido a impossibilidade de outros equipamentos locais receberem a partida por conta de problemas de iluminação, viu seu time ser penalizado com uma perda involuntária do mando de campo, haja vista que o duelo contra o Cancão de Fogo é em partida única com o mando do time cearense. Em entrevista exclusiva ao Portal Torcida K, o dirigente disse que o veto da Sejuv escancara uma preferência da administração do estádio por Ceará e Fortaleza.
“Infelizmente, o Ferroviário está perdendo mais uma vez. Já foi prejudicado mais de uma vez na Série C, por não jogar na Arena Castelão. A gente fica triste, mas existe uma privatização informal da Arena Castelão. Eu digo privatização informal pra Ceará e Fortaleza. Nada contra os dois, pelo contrário, temos uma boa relação, mas hoje existe uma privatização informal para os dois, a começar pelos vestiários adesivados em um equipamento público, pago com o dinheiro do contribuinte torcedor do Ferroviário também e, infelizmente, o Ferroviário é tratado dessa maneira. Criaram uma portaria, depois de o Ferroviário ser alijado de jogar no Castelão, e essa portaria foi criada para o Ferroviário não jogar, a verdade foi essa. E nós sabemos que se, por exemplo, fosse uma situação contrária do Fortaleza jogar pela Copa do Nordeste e no dia seguinte fosse um jogo do Ceará, haveria o jogo do Ceará lá e eu não tenho nem dúvida disso”, protestou.
Newton conta que, sem solução caseira para o caso,o jeito foi indicar a Arena das Dunas, em Natal-RN, como local da partida. O dirigente, porém, diz não ter muita esperança de que a CBF aceite a indicação Coral e não enxerga, a curto prazo, uma solução óbvia para a questão.
“Indicamos a Arena das Dunas. Claro que não era o nosso desejo de jogar lá, mas nós perdemos o nosso mando de campo. Provavelmente a CBF não aceitará a Arena das Dunas, pelos custos, pelo tempo exíguo da logística, mas o Ferroviário fez o que lhe cabe, que é indicar o estádio, que é a Arena Castelão, e agora estamos no aguardo que a própria CBF possa definir onde vai ser o local do jogo”, disse.
O presidente do Ferroviário ressaltou que nem mesmo o apoio da Federação Cearense de Futebol, que indicou o Castelão como local do jogo, foi suficiente para conseguir a liberação do equipamento para o Tubarão. Diante da indefinição, então, o gestor Coral disse que não há mais nada a fazer do que esperar por uma definição da CBF.
“A Federação deu todo apoio à solicitação do Ferroviário, solicitou também a Arena Castelão mas nem o Ferroviário nem a Federação tiveram seu pleito atendido. Agora, é aguardar a CBF indicar o local do jogo e a gente lamenta que em um estádio como o Castelão, um estádio público, não haja a democratização do seu uso”, finalizou.
Sejuv se apoia em portaria para vetar jogo na Arena Castelão
O veto da Arena Castelão para o Ferroviário se baseia em uma portaria junto a Superintendência de Obras Públicas do Estado do Ceará (SOP), que estabelece intervalo mínimo de 48 horas ininterruptas entre as partidas realizadas na Arena Castelão.
Em nota, a Pasta informou que, antes da marcação do jogo do Ferrão pela Copa do Nordeste, já havia uma partida, entre Ceará e Palmeiras, marcada para o local, o que inviabilizaria o jogo do Ferroviário, haja vista que o duelo do Vovô diante do Verdão está marcado para quarta-feira (20), ou seja, apenas 24 horas depois do jogo do Ferroviário, o que é proibido pela portaria.
Confira, na íntegra, a nota da Sejuv sobre o caso:
“A Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv) informa que segue a portaria em conjunta com a Superintendência de Obras Públicas do Estado do Ceará (SOP), que estabelece intervalo mínimo de 48 horas ininterruptas entre as partidas realizadas na Arena Castelão.
Na época, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Federação Cearense de Futebol (FCF) e os clubes Ceará, Fortaleza, Ferroviário e Floresta foram oficialmente comunicados. As entidades organizadoras do calendário do futebol receberam ainda solicitação para que definam os jogos que irão acontecer na Arena Castelão nos dois próximos fins de semana, períodos em que há previsão de choque com o intervalo determinado.
Devido a isso, como há jogo marcado antecipadamente pela Série A do Campeonato Brasileiro, entre Ceará x Palmeiras, na quarta-feira (20), fica inviabilizado o jogo Ferroviário x Juazeirense, pela pré-Copa do Nordeste, um dia antes.
Lembramos que a Arena Castelão passa constantemente por uma programação de manutenção: replantio da grama, corte, adubação, descompactação do solo, entre outros serviços. Cada tipo de intervenção depende, entre outros fatores, além da necessidade periódica, de intervalo sem jogos e de condições climáticas adequadas“.
Comentários 3