O técnico Guto Ferreira reconheceu o baixo rendimento do Ceará, no jogo da manhã deste domingo (29), diante do América-MG, na Arena Independência, quando o Alvinegro acabou derrotado pela equipe mineira por 2 a 0, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O treinador reputa grande parte dos erros cometidos pelos jogadores do Vovô à boa marcação do Coelho, que impediu que o time cearense tivesse lances de grande inspiração na partida.
“Nós tivemos uma marcação do América muito bem feita, alta, forte e que nos causou muita dificuldade, tanto na saída de bola, como no meio, quando a gente buscava conexões para jogadas mais agressivas. Isso gerou muitos erros nossos e, numa saída de bola deles, onde o terceiro zagueiro que fazia volante e zagueiro carregou, achou um passe entre linhas e eles acabaram fazendo o gol, o que trouxe mais traquilidade para eles e mais confiança para seguir marcando daquela maneira. O nosso ataque, nossa equipe, no geral, não esteve bem, teve muita dificuldade em geral, em romper as linhas pra jogar perante ao América, em cima dessa marcação que eles fizeram”, avaliou.
O comandante alvinegro terá duas semanas para tentar corrigir os erros da equipe. Isto porque o jogo diante do Palmeiras, que seria no próximo domingo (5) foi adiado devido às convocações de atletas do Verdão para a Seleção Brasileira. Apesar da chance de ter tempo livre para promover ajustes, Guto entende que a manutenção da partida diante da equipe paulista seria mais benéfica ao clube do que o hiato de 15 dias entre os jogos.
“[Vamos] tentar aproveitar da melhor maneira possível. Da maneira que está o calendário pra gente, jogar domingo, de repente, seria mais interessante, não ter essa pausa tão longa, mas, por outro lado, é um espaço para você trabalhar pra você recuperar algumas coisas, alguns jogadores que estão entregues ao departamento médico, tentar fazer ajustes nos mais variados quesitos e voltar para o segundo turno da melhor maneira possível”, disse.
Indagado sobre o que mudou em relação ao jogo da última semana, quando o Ceará empatou com o Flamengo e teve uma atuação elogiada pela torcida e imprensa, já que o time que foi a campo contra o Coelho foi o mesmo que jogou diante dos cariocas, Guto disse que o estilo de jogo da equipe mineira fez toda a diferença no comportamento e desempenho do Vovô.
“Características do jogo, sim; a maneira que a equipe marcou e que nos causou bastante dificuldade. Convesando com algumas pessoas ligadas ao América, foi a partida que eles se entregaram mais no quesito defensivo. Eles não vinham marcando com toda essa intensidade, é uma equipe que marca muito forte mas marcaram acima do que vem marcando e fizeram o gol cedo, o que trouxe a eles um pouco mais de tranquilidade, e, dentro da estratégia do jogo, pode baixar um pouco mais as linhas e jogar no nosso erro”, afirmou.
Por fim, o treinador respondeu, de maneira direta, se a partida diante dos mineiros foi a pior da equipe na atual temporada. “Se não for a pior está entre as piores, sim”, concluiu.