O Ceará obteve uma vitória histórica diante do Sport na tarde deste sábado (3). Em partida válida pela sétima rodada da Copa do Nordeste, o alvinegro voltou a vencer o Leão da Ilha, em Recife, após 28 anos. Além disso, o trunfo veio com uma sonora goleada por 4 a 0, com gols de Gabriel Dias, Cléber, Mendoza e Pedro Naressi. O técnico Guto Ferreira concedeu entrevista coletiva e analisou a atuação do time.
“À medida que passaram aqueles 15 minutos, a pressão inicial que eles tentaram e não conseguiram, nosso time foi se soltando, se soltando, construindo, conseguiu o primeiro gol de bola parada e na sequência conseguiu o segundo. Isso trouxe muita tranquilidade para o resto do primeiro tempo e obrigou o Sport, que precisava vencer para tentar seguir vivo na competição, a sair. Na hora que eles saíram, os espaços começaram a aparecer, nós tivemos solidez, começamos a jogar em transição e aí foi o que aconteceu de a gente ter feito mais dois gols e ter perdido mais alguns. Isso foi muito positivo. A equipe está de parabéns pela partida que fez, principalmente pela maturidade e leitura que teve”, disse Guto.
Desde 1993 o Ceará não derrotava o Sport em Recife. Naquela ocasião, o alvinegro derrotou o time pernambucano pela Copa do Brasil. Além disso, foi o resultado de maior diferença no confronto entre ambos. O técnico celebrou a quebra desta marca negativa.
“Quebrar o tabu é bom para a história. Para nós é a sequência de duas vitórias, que traz confiança à equipe nessa reta final de classificação. A busca é por nos classificar o melhor possível para poder trazer vantagens na sequência da competição”, comentou.
Guto Ferreira aproveitou para fazer uma analise do desempenho geral da equipe. Ele pontuou que o time melhorou, mas ainda é necessário evoluir.
“Acho que melhorou, mas temos o que crescer. Temos que ter um volume mais ofensivo quando a gente puder nos impor mais. Tem alguns fatores caracterizados na partida. A segurança na defesa, a saída de bola com qualidade. Os adversários nos pressionam e a gente não está se intimidando. O meio conseguiu fazer boas saídas, os laterais, os extremos. Enfim, a equipe está conseguindo desenvolver melhor o jogo, mas ainda falta melhoria no volume. E intensidade. E isso se ganha com o tempo, com entrosamento, melhor condicionamento físico. Então é a tendência de crescimento.”
O Vovô recebe o Salgueiro na última rodada da Copa do Nordeste, na Arena Castelão. O Ceará buscará a primeira colocação no Grupo A, mas para isso terá que aguardar os resultados do CRB. O alvinegro tem 13 pontos em sete partidas disputadas.