Sexta-feira, 3 de dezembro de 2021. Esta data pode ficar marcada no tempo como o dia mais importante da rica e centenária história do Fortaleza Esporte Clube. O Tricolor encara o Juventude, às 21h na Arena Castelão, pela antepenúltima rodada do Campeonato Brasileiro e uma vitória sobre os gaúchos garantirá ao time cearense à inédita classificação para a fase preliminar da Taça Libertadores da América. Mais que isso um triunfo leonino diante do Ju aliado a um tropeço do Fluminense diante do Bahia garantirá por antecipação, o Leão na fase de grupos do torneio internacional.
Do outro lado, querendo jogar água no Chopp Tricolor, tem um Juventude que luta arduamente para se afastar da zona do rebaixamento e que, nas últimas oito partidas, sofreu apenas uma derrota – para o virtual campeão Atlético Mineiro, no Mineirão.
Fortaleza
Apesar da euforia pela chance de carimbar a vaga para o Torneio mais importante das Américas, o Tricolor precisa dar a volta por cima para espantar o momento de oscilação. Nos últimos 8 jogos, foram 5 derrotas, um empate e apenas duas vitórias. O último revés aconteceu justamente na rodada passada, diante do Santos, quando o time comandado por Juan Pablo Vojvoda saiu de campo derrotado por 2 a 0.
Por outro lado, o Fortaleza terá, no duelo, um fator a mais para empurrá-lo à vitoria. Mais de 42 mil torcedores, segundo última parcial divulgada pelo Clube, já garantiram um lugar na partida que pode entrar para os anais da história Tricolor. No que diz respeito ao time dentro de campo, o único desfalque em relação ao jogo anterior é o zagueiro Marcelo Benevenuto, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
Provável escalação: Marcelo Boeck; Tinga, Matheus Jussa e Titi; Yago Pikachu, Éderson, Ronald (Felipe), Lucas Lima e Lucas Crispim; David e Robson. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Juventude
Em campanha de França recuperação desde a chegada do técnico Jair Ventura, o Juventude mira estragar a festa Tricolor e vencer o time cearense para se afastar do Z-4. A apenas um ponto da zona de degola, o time gaúcho disputa com Bahia, Atlético-GO, Athletico-PR e Cuiabá a fuga do rebaixamento.
No que diz respeito ao time dentro de campo, nenhum desfalque. Caso seja da vontade de Jair Ventura, a escalação do alviverde gaúcho será a mesma pelo terceiro jogo consecutivo. No lugar do suspenso treinador, fica à beira do campo Émerson Ávila.
Provável escalação: Douglas; Michel Macedo, Vitor Mendes, Rafael Forster e William Matheus; Dawhan, Jadson e Guilherme Castilho; Sorriso, Wescley e Ricardo Bueno. Técnico: Jair Ventura.
Arbitragem
Árbitro:Bruno Arleu de Araujo (Fifa)
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa) e Daniel do Espirito Santo Parro.
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga.
Transmissão:
Premiere e Rádio Torcida K
Comentários 1