Maior rivalidade do futebol nordestino na atualidade, o primeiro Clássico-Rei da temporada 2022 acontece neste sábado (5). Às 17h45, a Arena Castelão vai receber o embate entre Fortaleza e Ceará pela terceira rodada da Copa do Nordeste. Ainda em início de temporada, nenhum dos dois perdeu até aqui.
Arbitragem
Árbitro: Marielson Alves da Silva (BA)
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (FIFA) e Jose Carlos Oliveira dos Santos (BA)
Quarto Árbitro: Renato Pinheiro (CE)
Transmissão
Torcida K, Jangadeiro, Nordeste FC e ESPN.
Fortaleza
Com todos regularizados, inclusive Silvio Romero e as seis contratações oficializadas até aqui, o Fortaleza deve ir a campo com o melhor que tem. O treinador Juan Pablo Vojvoda falou sobre a importância de vencer um clássico logo no início da temporada e disse que vencer seria algo positivo para todos do grupo.
Na Copa do Nordeste, o Fortaleza é o líder do Grupo A com seis pontos. Em dois jogos, o Leão marcou sete gols e não sofreu nenhum. Romarinho e Valentín Depietri são os artilheiros com dois tentos. Lucas Lima vem chamando atenção pela boa participação como meia e, também, pelas diferentes opções de posicionamentos que ele vem fazendo nesse princípio de ano.
Provável escalação: Fernando Miguel, Landázuri, Bevenenuto, Titi, Yago Pikachu, Jussa, Matheus Vargas, Juninho Capixaba, Lucas Lima, Romarinho e Robson.
Ceará
O Vovô passou recentemente por um surto de Covid-19 em seu elenco. Por causa disso, mais de 10 atletas ficaram de fora da estreia da equipe na temporada. Recuperados, todos já voltaram aos treinos e devem estar aptos para o primeiro Clássico-Rei de 2022. As dúvidas ficam por parte de Fernando Sobral e Bruno Pacheco. Volante e lateral se recuperaram de lesões e iniciaram a transição nessa semana. Não se sabe se irão ou não ao jogo.
Com apenas uma partida realizada até aqui no ano, o Ceará é o terceiro colocado do Grupo B com três pontos. O Alvinegro fez um gol, em vitória sobre o Sergipe na estreia, e não levou nenhum. Zé Roberto, que chegou a desperdiçar pênalti na partida, foi autor do primeiro gol do time na temporada.
Provável escalação: João Ricardo, Michel Macedo, Luiz Otávio, Messias e Victor Luís; Marlon, Richard e Vina; Iury Castilho, Mendoza e Zé Roberto.
Devido ao protocolo do Governo do Ceará, por causa da Covid-19, o estádio só pode receber público de até 30% da capacidade total, ou seja cerca de 20 mil pessoas. Desse total, 70% será de tricolores, por ser o mandante, e 30% de alvinegros, visitante. O Leão disponibilizou 14.171 vagas e todas já se esgotaram, desde a última quinta-feira (3), tanto em venda de ingressos quanto em check-in realizado pelos sócios para garantirem suas entradas. O Vovô, com direito a cinco mil entradas, não divulgou parciais da bilheteria.
Fortaleza e Ceará se encaram na tarde deste sábado (5), na Arena Castelão. Bola vai rolar às 17h45, pela terceira rodada da Copa do Nordeste.