Em ritmo de festa e com promessa de Arena castelão cheia, o Fortaleza se despede da temporada que, provavelmente, foi a melhor de sua centenária história. Classificado para a Taça Libertadores da América, semifinalista da Copa do Brasil, campeão cearense e terceiro colocado na Copa do Nordeste, o Fortaleza viveu um ano dos sonhos. E, recebendo os aplausos e o calor de sua torcida, o Leão fecha um 2021 mágico diante do Bahia, em jogo válido pela última rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.
Já o visitante, Bahia, não apenas quer como precisa estragar a festa do torcedor leonino. Em 16º lugar na tabela, mesma pontuação do Juventude, que abre o Z-4, o time da Boa Terra precisa derrotar o Fortaleza para escapar do rebaixamento sem depender de resultados de terceiros. A bola rola na Capital cearense às 21h30.
Fortaleza
No último jogo, diante do Cuiabá, o técnico Juan Pablo Vojvoda colocou uma equipe mesclada em campo e o resultado não foi positivo: o Leão saiu de campo derrotado por 1 a 0 pela equipe cuiabana. Talvez por isso, e por encerrar a temporada diante do seu torcedor, o treinador do Leão opte por força máxima diante dos baianos.
O ala Lucas Crispim e o volante Ederson, que estiveram fora da partida diante do Cuiabá, devem reaparecer na equipe titular. Quem talvez ganhe uma chance nesta despedida seja o goleiro Felipe Alves, que iniciou a competição como titular, mas acabou perdendo a posição para Marcelo Boeck. Não se sabe se o “Homem de Gelo” entraria de início ou durante o jogo.
Provável escalação: Marcelo Boeck; Tinga, Marcelo Benevenuto e Titi; Yago Pikachu, Felipe, Éderson, Matheus Vargas e Bruno Melo (Lucas Crispim); Robson e David. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Bahia
Um jogo de vida ou morte. É assim que o Bahia encara o duelo diante do Fortaleza. Com 43 pontos, empatado com o Juventude, que abre a zona do rebaixamento e apenas 3 pontos acima do Grêmio, o time baiano precisa de uma vitória para não viver momentos de pânico e de secar adversários para permanecer na elite.
Caso seja derrotado pelo Fortaleza, um simples empate do Juventude, em casa, contra o Corinthians, ou uma vitória simples do Grêmio diante do Atlético Mineiro, na Arena do Grêmio, rebaixa o Tricolor. Caso consiga um empate diante do Fortaleza, o Bahia já não poderá mais ser alcançado pelo Grêmio, mas uma vitória simples do Juventude ainda decretaria a queda da equipe nordestina para a Série B.
Para o confronto, o atacante Rossi é a baixa do time de Guto Ferreira. O atacante foi expulso no jogo diante do Fluminense e cumpre suspensão automática. Juninho Capixaba deve ser seu substituto no jogo. De resto, Guto poderá utilizar os mesmos atletas que venceram o Fluminense por 2 a 0, na última rodada.
Provável escalação: Danilo Fernandes; Nino Paraíba, Conti, Luiz Otávio, Matheus Bahia; Patrick de Lucca, Lucas Mugni, Rodriguinho; Raí, Juninho Capixaba, Gilberto. Técnico: Guto Ferreira.
Arbitragem
Árbitro: Flavio Rodrigues (SP)
Assistentes: Guilherme Dias (MG) e Miguel Cataneo (SP)
Quarto árbitro: Pericles Bassols (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo (SP)
Auxiliar VAR: Fabricio Porfirio (SP)
Transmissão:
Premiere e Rádio Torcida K