A presença do Fortaleza na zona de rebaixamento durou apenas um dia. O Leão venceu o Santos por 2 a 0 e saiu da situação incomoda. Os gols foram marcados por Juninho, cobrando pênalti, e Wellington Paulista de cavadinha. Ainda no primeiro tempo, Felipe Alves foi fundamental ao defender uma penalidade batida por Jean Mota.
Com o resultado, o tricolor vai para a 14ª colocação, somando 35 pontos. O alvinegro praiano segue em 8º com 45. O próximo compromisso do Leão será no domingo (24), fora de casa contra o Atlético-GO, jogo importante às 18h15. No mesmo dia e horário, o Peixe recebe o Goiás na Vila.
O jogo
Começando mais ofensivo, o Fortaleza buscava ocupar o campo de ataque, adiantava suas linhas e tentava um jogo incisivo, esticando a bola. O alvinegro apostava nos contra-ataques, Guilherme Nunes bateu de longe e a bola passou por cima da meta. O tricolor mantinha a posse (60% a 40% aos 20 minutos), girava, tentava o cruzamento, mas com pouca efetividade.
Aos 33 minutos, em cobrança de escanteio pela direita, Gabriel Dias subiu na primeira trave e cabeceou pra fora. Do outro lado, Felipe Jonatan criava algumas chances. Em uma delas, o lateral levantou na área e Marcos Leonardo de cabeça mandou pela linha de fundo. Madson também aproveitou um cruzamento dele, mas não obteve êxito também.
A grande chance do Peixe veio no fim do primeiro tempo: Lucas Braga ganhou de Juninho, cruzou e a bola pegou na mãos de Jackson. Após revisão do VAR, o árbitro apontou a cal. Jean Mota foi para a cobrança e Felipe Alves fez ótima e importante defesa, caindo no canto esquerdo e pegando em dois tempos. O Leão quase abriu o placar com David: o atacante avançou pela esquerda, bateu cruzado e João Paulo desviou no último momento.
Logo no começo do segundo tempo. Osvaldo invadiu a área e foi derrubado por Madson. Juninho bateu com categoria e deslocou o goleiro, abrindo o placar. O Santos chegou com Arthur Gomes, que arriscou de fora e Felipe Alves espalmou com dificuldade. No lance seguinte, Romarinho fez ótima jogada e deixou tranquilo para Mariano Vazquez. O argentino dominou e bateu mal demais. David ainda colocou uma bola na trave, mas o árbitro anotou o impedimento.
Melhor no jogo, o Leão ampliou com ajuda de dois jogadores que entraram no decorrer da etapa final. Wellington Paulista recebeu ótimo passe de Yuri Cezar e mandou de cavadinha. Golaço! Na reta final da partida, o ritmo do jogo diminuiu, a intensidade também. O Fortaleza dificultava as tentativas do Santos mantendo a postura defensiva, fechando espaços.
Fortaleza: Felipe Alves; Gabriel Dias, Paulão, Jackson, Carlinhos; Juninho (Derley), Felipe, Mariano Vazquez (W. Paulista); Osvaldo (Yuri Cezar), David, Romarinho.
Santos: João Paulo; Madson, Laércio, Luiz Felipe, Guilherme Nunes (Tailson), Felipe Jonatan; Sandry, Jean Mota, Lucas Braga (Angelo); M. Leonardo, Arthur Gomes (Wagner Leonardo).
Gols: Juninho e W. Paulista
Cartões Amarelos: Felipe (FOR), Carlinhos (FOR – suspenso)