A Ilha do Retiro, no Recife, foi o palco para Sport e Fortaleza, nesta quarta (06/01), pela 28ª rodada do Brasileirão Série A. No primeiro jogo das equipes em 2021, os pernambucanos levaram a melhor. Venceram por 1 a 0, com gol de Thiago Neves, superando o Fortaleza na classificação e complicando a vida do time cearense no campeonato.
Antes da partida, o Fortaleza divulgou os nomes dos atletas com Covid-19 em seu elenco (João Pedro, Quintero, Pablo, Tinga, Luiz Henrique, Mariano Vasquez, Juninho, Jackson, David e Bergson). A rigor, apenas três desfalques no time considerado titular: Quintero, Tinga e David.
Com o resultado, o Leão do Pici ocupa, no momento, a 15ª posição, com 31 pontos. Já o Leão da Ilha saltou para 13º, com 32.
O jogo
Sport e Fortaleza entraram em campo pressionados por conta da proximidade em relação à zona de rebaixamento. O primeiro gol saiu logo aos 9 minutos. Marquinhos cruzou e Thiago Neves chutou no canto de Felipe Alves.
Rapidamente o Fortaleza passou a atacar em busca do empate. Aos 12, em cobrança de escanteio, a bola caiu nos pés de Felipe, que chutou mal. Depois disso, o Leão do Pici teve duas boas chances ainda no primeiro tempo.
Aos 26, Gabriel Dias chutou cruzado e a bola passou perto da trave direita de Luan Polli. Dez minutos depois, em cobrança de falta na área, a zaga do Sport tentou afastar. Osvaldo pegou a sobra e mandou uma bomba, que também passou muito perto da trave direita de Luan Polli.
Com o Sport cada vez mais acuado, o Fortaleza passou a ter mais posse de bola e, no segundo tempo, chegou a balançar as redes, com Éderson, aos 22 minutos, mas o VAR assinalou impedimento.
Na reta final do jogo, o Sport teve chance de ampliar em contra-ataque. Patric cruzou para Hernane, que cabeceou por cima do gol de Felipe Alves. No finzinho, Yuri César ainda arriscou. Chutou cruzado e a bola foi pra fora.
Ficha Técnica
Local: Ilha do Retiro, Recife/PE.
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse e Neuza Ines Back
Sport: Luan Polli; Raul Prata (Rafael Thyere), Iago Maidana, Adryelson, Júnior Tavares; Marcão Silva, Ronaldo Henrique (Betinho), Thiago Neves (Jonatan Gomez); Patric, Marquinhos (Sander), Dalberto (Hernane). Téc.: Jair Ventura.
Fortaleza: Felipe Alves; Gabriel Dias (Igor Torres), Paulão, Wanderson, Carlinhos; Felipe (Derley), Ronald (Bruno Melo), João Paulo (Ederson); Romarinho, Wellington Paulista, Osvaldo (Yuri César). Téc.: Marcelo Chamusca.