O jogo reuniu duas equipes em momentos distintos dentro da Copa do Nordeste 2021. Enquanto o Fortaleza tinha uma das melhores campanhas e lutava pela liderança do grupo B, o Santa Cruz amargava a lanterna do grupo A, sem ter pontuado nos quatro jogos anteriores.
O resultado na Arena Castelão, porém, mostrou mais uma vez que o futebol pode sempre surpreender. A Cobra Coral venceu por 1 a 0, saiu de campo com os primeiros três pontos na competição e moral pra lá de elevada.
Com o resultado, o Tricolor do Pici estaciona nos 8 pontos, na terceira colocação da sua chave e vê a pressão sobre o técnico Enderson Moreira aumentar. Já o Santa, de João Brigatti, continua na lanterna, mas diminui a vantagem de alguns concorrentes que já jogaram nesta quinta rodada.
O jogo
Como era de se esperar, pelo momento vivido pelas equipes, o Fortaleza começou melhor no jogo. No primeiro ataque, aos três minutos, Robson quase marcou de cabeça depois de um cruzamento do atacante David. Pouco tempo depois, em jogada bem trabalhada, Luiz Henrique também chegou perto, mas parou nas mãos do goleiro Jordan, da equipe pernambucana.
Depois disso, o Fortaleza diminuiu o ritmo e, mesmo com maior posse de bola e presença no campo adversário, não conseguiu mais ameaçar o gol da Cobra Coral durante o primeiro tempo.
A segunda etapa começou e o Fortaleza voltou a levar perigo. Logo aos seis, Luiz Henrique cabeceou forte e obrigou Jordan a fazer mais uma importante defesa. O técnico Enderson Moreira fez mudanças na equipe cearense e procurou matar o jogo. O futebol, porém, surpreende e foi o Santa Cruz que balançou as redes. Aos 23, Chiquinho cobrou escanteio e Júnior Sergipano cabeceou sem chances para Felipe Alves.
O Fortaleza, antes no controle do jogo, mas sem exercer pressão sobre a equipe adversária, acordou, mas não o suficiente para reagir. Pouco depois de sofrer o gol, Matheus Vargas só não empatou porque Jordan estava em noite inspiradíssima. O mesmo aconteceu em chute do atacante David.
Próximo jogo do Fortaleza pela Copa do Nordeste será contra o 4 de Julho, sábado (27), às 15h45, em Teresina. Já o Santa Cruz pega o Sport só no dia 31. Antes, encara o Ypiranga/AP, próxima sexta-feira (26), no Rio de Janeiro, pela Copa do Brasil.
Ficha técnica
Fortaleza: Felipe Alves; Yago Pikachu (Gustavo Blanco), Quintero, Wanderson e Bruno Melo; Juninho (Lucas Crispim), Éderson e Luiz Henrique (Matheus Vargas); Robson (Romarinho), Wellington Paulista (Isaque) e David. Téc.: Enderson Moreira.
Santa Cruz: Jordan; William Alves, Ítalo Melo, Júnior Sergipano e Marcel (Chiquinho); Caetano, Ítalo Henrique (João Cardoso), Karl e Alan Cardoso; Madson (Arian) e Léo Gaúcho (Pipico). Téc.: João Brigatti.
Gol: Júnior Sergipano, aos 23′ (Santa Cruz).
Cartões amarelos: Ítalo Henrique (Santa Cruz), Robson e David (Fortaleza).
Arbitragem
Árbitro: José Ricardo Vasconcellos (AL)
Assistentes: Wagner José da Silva (AL) e Lennon Mccartney Farias (AL)
Quarto árbitro: Magno Cordeiro (CE)