O Fortaleza Basquete Cearense volta às quadras nesta terça-feira (05/01) para enfrentar o Paulistano, após uma vitória por 92 a 85, diante do São Paulo, no último dia 23. A partida de hoje, válida pelo NBB 13, acontece às 20h, no ginásio Antônio Prado Jr, e terá transmissão da ESPN. A equipe, comandada por Alberto Bial, viajou ontem para São Paulo, onde enfrentará, ainda nesta semana, no dia 7 deste mês, o Bauru.
Como estratégia para o embate desta noite, Bial destacou os treinamentos de força e resistência física. O Paulistano é uma equipe que tem um jogo externo muito forte. Joga com muitas ações de pick’n roll com jogadores talentosos para isso, assim essa partida requer bastante atenção no jogo defensivo. Porque o tipo de desequilíbrio que se dá no basquete hoje é, ou no um contra um, ou no pick’n roll. Então, temos que nos esmerar em uma defesa que seja eficiente para minimizar, ao máximo, o poderio ofensivo nesse jogo de dupla deles”, considera.
Classificação para o Super 8
Classificam-se para a competição os oito melhores colocados ao final do primeiro turno do NBB. A matemática, para isso, é a seguinte: quem alcançar nove vitórias está matematicamente garantido. No entanto, quem tiver oito pode se classificar, mas dependerá de critérios de desempate. Atualmente, quatro clubes estão garantidos na Copa Super-8: Minas (12 vitórias), Flamengo (13 vitórias), São Paulo (10 vitórias) e Bauru (9 vitórias).
Portanto, o ano de 2021 retornará com quatro vagas para a competição em aberto. Paulistano (8 vitórias), Fortaleza BC (8 vitórias), Sesi Franca (8 vitórias) e Unifacisa (6 vitórias), Mogi (5 vitórias), Pato (5 vitórias) e Corinthians (4 vitórias) seguem com possibilidades de classificação.
Data marcada
Pela Copa Super-8, a “bola sobe” para os primeiros duelos das quartas de final, no dia 15 de janeiro, com dois jogos. No dia seguinte (16/01), serão realizadas as outras duas partidas da referida fase.
Já a semifinal da competição será realizada no dia 19 de janeiro (terça-feira). Enquanto a decisão está marcada para acontecer no dia 23 de janeiro (sábado), às 16h, com transmissão da TV Cultura, ESPN e DAZN.